As obras de revitalização das fachadas dos prédios do Centro Cultural Marietta Telles Machado e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, foi concluída pelo Governo de Goiás. As obras foram realizadas por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás).
Foram feitas reformas estruturais, conservação, higienização para a preservação do patrimônio histórico, além de reforço nos itens de segurança. As obras foram iniciadas no começo do mês de julho de 2023.
O investimento nos reparos soma R$ 3,5 milhões até o momento. Esse montante inclui também o Palácio das Esmeraldas, cujos trabalhos estão em andamento e devem ser finalizados em janeiro de 2025.
As fissuras do prédio já foram reparadas e, atualmente, está em andamento a recuperação dos balaústres danificados do guarda-corpo da varanda frontal. A obra inclui ainda os acabamentos da parede. A tradicional cor verde permanece.
Mais sobre as obras na Praça Cívica, em Goiânia
No Centro Cultural Marietta Telles, ícone da arquitetura art déco de Goiânia, prédio onde está instalada a Secult Goiás, além da troca de tacos no piso, reparos nas rachaduras, marquises, o edifício também recebeu pintura na parte externa e interna.
A parte externa do prédio, que também abriga o Museu da Imagem e do Som (MIS), três bibliotecas e o Cine Cultura, recebeu cores nos tons de branco e salmão, escolhidas a partir de estudo cromático realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Já no prédio da Seds, foram feitos reparos em fissuras, calhas, instalação de pingadeiras, reparo nos drenos dos aparelhos de ar condicionado, e pintura das janelas, portas e fachadas.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, afirma que a revitalização dos prédios do Centro Cultural Marietta Telles e da Seds é um investimento do Governo de Goiás na cultura, na cidadania e na qualidade de vida da população.
“E mais que isso, representa a concretização de um compromisso com a preservação do patrimônio público e a oferta de melhores serviços à comunidade”, complementa a titular.
A revitalização do prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga são outras duas obras que estão no cronograma, com previsão de início para o segundo semestre de 2024.