A Goiânia Mostra Curtas divulgou a programação da 20ª edição, que acontece de terça-feira (23/11) a domingo (28/11). Desta vez, o festival que costuma ter o Teatro Goiânia como casa, será totalmente on-line e gratuito. Assim, ao longo de seis dias, o público terá acesso a exibição de 86 filmes, divididos em seis mostras diferentes. Também haverá homenagens, bate-papo, debate, oficina, masterclass, aula, palestra e pocket show.
Tendo em vista o formato on-line, o festival será exibido em todos os países de língua portuguesa. Dessa forma, ao completar duas década, a Goiânia Mostra Curtas estará acessível em Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Segundo a diretora geral do festival, Maria Abdalla, o objetivo é ” disseminar projetos audiovisuais brasileiros em outros países, fomentando nossa cultura”.
A programação começa com a abertura oficial nesta terça-feira (23/11), às 20h, pelo canal do Icumam no Youtube. Assim, haverá uma homenagem a diretora, atriz e dramaturga Grace Passô e serão exibidos três filmes dela: “República”, “Sem asas” e “Vaga carne”. Eles podem ser assistidos na plataforma digital InnSaei.tv. Depois, acontecerá o bate-papo “Transfigurações de um corpo-escritura” com a atriz, mediado pela professora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa.
Além disso, a noite será encerrada com show pocket intimista de violão e piano, com a atriz e pianista Cida Moreira e o cantor e compositor Arthur Nogueira.
Programação de mostras da 20ª edição
A partir de quarta-feira (24/11), o público poderá conferir as mostras comemorativas de 20 anos do Goiânia Mostra Curtas. Dessa forma, a programação terá Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha, ou seja, Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil.
Além disso, está prevista uma edição especial da Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil. Assim, serão exibidos filmes contemporâneos que apresentam um período de dificuldade na produção audiovisual, mas que trouxeram curiosas descobertas.
Já na quinta-feira (25/11) curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021 ganham destaque na Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra. Os curtas contemplam diversas regiões e abordam as realidades étnicas, sociais, e culturais, bem como o enfrentamento às opressões. Esta mostra será dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.
Vale lembrar que todas as mostras serão transmitidas pela plataforma digital InnSaei.TV e ficarão disponíveis até domingo (28/11).
Palestras, mostras e masterclass
Na quarta-feira (24/11), às 18h, a Goiânia Mostra Curtas realizará a palestra “Produção de longas no Brasil: passado, presente e futuro”. Assim, haverá participação da Vania Catani e mediação da diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle. A exibição será pelo canal do Icumam no Youtube.
Na quarta e na quinta, dias 25 e 26 de novembro, sempre às 10h, a 20ª Goiânia Mostra Curtas terá a aula “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro”, com a fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz. Além disso, na quarta, na quinta e na sexta (25, 26 e 27 de novembro), sempre às 14h, o festival terá a oficina “Narrativas Documentais”, ministrada pelo diretor Cristiano Burlan . Dessa forma, o evento quer promover a formação de profissionais na área audiovisual.
Já no sábado (26/11), às 18h, a cineasta documentarista Everlane Moraes estará à frente da masterclass tema “Navegações Estéticas”. Ela abordará questões filosóficas no cinema, no documentário e suas variantes. A ideia é conduzir os participantes a uma aproximação às questões que envolvem o universo da profissional, bem como suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar.
Tanto a aula, como a oficina e o masterclass são atividades restritas a inscritos e serão transmitidas pela plataforma Zoom.
Debate e encerramento
No domingo (28/11), último dia da 20 edição da Goiânia Mostra Curtas, às 17h, pelo YouTube, tem o debate da Mostra Especial com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediação será da curadora da Mostra, Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).
Além disso, o encerramento do festival será marcado pela homenagem à cineasta Adriana Rodrigues, pelo canal do Icumam. Também haverá uma confraternização pela plataforma Zoom para os participantes, com a DJ Pry Loyola.
O guia com a programação completa está disponível no site oficial do evento.
A história da Goiânia Mostra Curtas
A Goiânia Mostra Curtas acontece desde 2001 e foi idealizada pelo Icumam Cultural e Instituto. De acordo com dados da organização, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos nas mostras Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha.
Ademais, o festival também realizou, ao longo de duas décadas, 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. Na últimas edições, passou a ter também uma Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.
*Conteúdo com informações da Assessoria da Goiânia Mostra Curtas