A partir desta quinta-feira (28/3) acontece o feriado da Semana Santa (que vai até o próximo domingo (31/3), quando é comemorada a Páscoa), e há mudanças no que abre e no que fecha em Goiânia, como no caso de atendimentos de órgãos municipais e estaduais. A prefeitura e o governo estadual declararam ponto facultativo a partir do dia 28 de março.
De acordo com a prefeitura, os atendimentos de urgência e emergência na Saúde, ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência seguem normalmente. Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguirão pela Capital.
Unidades do Atende Fácil estarão fechadas durante o feriado da Semana Santa, e. funcionamento volta ao normal a partir do dia 1º de abril.
Em grande parte dos shoppings do município, a abertura das lojas será facultativa ou em horários diferenciado.
Estado
As agências Vapt Vupt em todo o estado terão funcionamento alterado durante a Semana Santa.
Na quinta-feira (28/3) as unidades atendem em horário especial, das 8h às 13h. Já na sexta-feira (29/3), feriado nacional em celebração à Paixão de Cristo, todas as agências estarão fechadas.
No sábado (30/3), as unidades instaladas em Goiânia – exceto Praça Cívica e Bougainville – e Aparecida de Goiânia terão expediente normal, das 8h às 13h. As demais unidades do estado não possuem expediente no fim de semana.
As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funcionarão normalmente, sendo que o mercado (Galpões e Mercado do Produtor) segue o horário habitual, das 4h da manhã às 14h, em todos os dias do feriado prolongado, com exceção de domingo (31/3) em que a Ceasa não abre.
Já as áreas administrativas iniciam o recesso na quinta-feira, (28/3) e retornam suas atividades na segunda-feira (1/4).
O que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa em Goiânia
Na Saúde, as 16 unidades 24 horas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia abrem normalmente para atendimentos dos casos de urgência e emergência, conforme classificação de risco. Ou seja, com priorização das situações mais graves.
Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação contra a Covid-19, podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.
Já o Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão no feriado, e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Ademaim, em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de Saúde mais próxima.
Para as situações de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. O serviço conta com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.
O funcionamento do transporte coletivo, de acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) será alterado.
Os ônibus do transporte coletivo da Capital circulam na quinta-feira (28/3) com planilha operacional normal. Na sexta-feira (29/3), com planilha especial de feriado, com 3.469 viagens. No sábado (30/3) e domingo (31/3), o funcionamento será normal, como em outros fins de semana.
De acordo com a Secom da prefeitura de Goiânia, é recomendado aos passageiros que utilizem o aplicativo SiIMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.
Lazer
Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado. O Mutirama funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h.
O Zoológico, por sua vez, receberá público de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria até às 16h.
O Museu Pedro Ludovico, no Centro de Goiânia, funcionará na sexta-feira (29/3) e sábado (30/3), das 9h às 12h e das 13h às 17h.