Goiânia com chuva ou frio é sempre um dilema. A verdade é que nós, goianienses, de nascimento ou de coração, não sabemos lidar muito bem com esses fatores. Talvez, pela falta de costume. E, claramente, pelo nosso comportamento diante dessas situações. Nota-se pelo trânsito, que caiu uma gota de chuva já embola. Nota-se pelo agasalho, que ao bater um vento já estamos vestindo.
E na reta final de fevereiro e ao longo de março, o cenário de uma Goiânia chuvosa torna-se frequente. Assim, pensando no que fazer nestes dias de buracos, trânsito, agasalhos e guarda-chuvas, perguntamos em nossas redes o que os nossos leitores gostam de fazer. É, claro, excluímos as obviedades: dormir, ver um filminho e ficar em casa. Afinal, a nossa ideia é aproveitar a cidade sempre, com sol, calor, chuva ou frio!
Por isso, listamos algumas dicas do que mais foi comentado por vocês. Portanto, é hora de conferir, concordar e discordar. De toda maneira, esperamos que essas ideias sejam úteis e divertidas!
Confira dicas do que fazer em Goiânia com chuva ou frio!
Pamonha
O clássico dos clássicos do goianiense! Choveu ou faz frio em Goiânia, é dia de festa para as pamonharias. Comer pamonha foi a sugestão mais repetida em nossas redes sociais. Inclusive, se você ainda não viu nosso teste cego em cinco pamonharias em Goiânia, vai lá agora que você precisa conferir (ou assim que acabar de ler esta matéria)!
Provavelmente, pamonha é uma das comidas que mais combina com chuva ou frio. E em Goiânia nós (ainda bem!) temos diversas opções de pamonharias. Desde as mais baratas às mais caras. Tem as molinhas e as mais durinhas. Para todas as preferências. Além disso, sempre tem aquela pamonharia que só você conhece, que fica numa esquina pequena perto da sua casa.
Ademais, com apps de entrega, ficou mais fácil comer uma pamonha a qualquer hora, em qualquer lugar e de vários estabelecimentos. Assim, mesmo que seja mais longe de onde estiver, seja em casa ou no trabalho, ela vai chegar quentinha e maravilhosa. Claro, tem a pamonha da sua mãe ou da sua avó, que é a mais gostosa do mundo! Com essas, não dá para competir.
Ou seja, choveu ou fez frio (ou os dois juntos), uma ótima pedida é pedir (ou fazer) aquela pamonha. Seja ela salgada, doce, à moda ou de receita inovadora. Lembrando que pamonhas fritas e assadas têm aquele diferencial de ficarem perfeitas com um cafezinho coado na hora.
Cafeterias
Goiânia ganhou, nos últimos anos, cafeterias que se espalham por diversas regiões da cidade. Assim, em dias de chuva ou frio, tomar um café é uma ótima opção. E variedade é o que não falta. Quem é cliente assíduo e aprecia a bebida até já se sente um pouquinho conhecedor. Dessa maneira, encontra-se prensa francesa, Clever, Hario V60, Aeropress. Aliás, prefere coado ou expresso? Tem de tudo!
Além disso, em quase todas cafeterias é possível comer bem. Ou seja, tem café-da-manhã, brunch e almoço. Ademais, pão tostado, pão de queijo ou um bolinho para acompanhar seu café.
E nós, do Aproveite a cidade, já fizemos algumas matérias sobre cafeterias em Goiânia. Já mostramos oito cafés que são pet friendly, que possuem tomadas e wi-fi e um roteiro pelo Setor Oeste.
Algumas dicas para os dias de chuva ou frio em Goiânia: o Nous, aberto em 2019 e que tem, além de cafés, um ambiente lindo, área externa, tomadas para quem precisa e atendimento feito em ‘totens’ touch screen ou por app. O Yvy, que tem uma grande área externa, uma piscina que virou um sofá quentinho e gostoso. Além disso, o Café S/A, cuja primeira unidade é Setor Oeste, acaba de inaugurar uma filial no Setor Marista, que ainda temos de visitar. Por lá, você encontrará receitas bem originais e um jeitinho de café gringo.
Uma ótima história que contamos por aqui, e que vai aquecer também seu coração, é a do Gatos de Rua Café, uma banquinha que agora fica no Setor Leste Universitário. Assim, para dias de chuva, não é exatamente o programa ideal. Mas, com certeza, salva a pele de muita gente que passa pela rua doido por um café quentinho.
Pizza
Goiânia tem ótimas pizzas, comida muito votada em nossa enquete sobre “o que fazer na cidade com chuva ou frio”. O Centro da cidade tem duas pizzarias muito tradicionais: a Scarolla e a Cento e Dez, que tem pizzas saborosas, mas com valores não tão baratos. Além disso, o Centro da cidade tem a Ateliê Pizzaria. Localizada na Rua 29, em uma casa construída nos anos 40, tem pizzas são feitas em forno a lenha, de forma artesana, e tem o tamanho de um prato.
Outra excelente opção é a Artesano, que tem duas unidades na cidade (Setor Bela Vista e Jardim Goiás). A pizza também tem o tamanho de um prato, e a fermentação especial dá um toque diferente na massa.
Com frio e chuva, vale a pena comer pizza fora de casa sim. Afinal, infelizmente, entrou na caixinha de entrega já não é a mesma coisa. Peça um vinho e se aqueça.
Para fechar, duas franquias americanas que têm lojas na cidade: Pizza Hut e Domino’s. Fique de olho que sempre há promoções!
Livrarias
Nós ficamos muito felizes de saber que nossos seguidores e leitores gostam de ir a livrarias quando faz frio ou chuva em Goiânia. Assim, não podemos deixar de falar da Livraria Palavrear, que fica no Setor Leste Universitário. O local é uma casa que foi reformada e é lindo. São dois andares com muitos livros de diversos temas. Além disso, tem um café na varanda e um quintal onde é possível ler, comer ou “passar frio” juntinho com seu par ou seus amigos. O “passar frio” está entre aspas porque há uma grande controvérsia sobre o assunto, dadas as temperaturas da nossa querida capital.
Outro ótimo local é o Evoé Café com Livros, no Setor Sul. Como diz nossa matéria sobre o local: “Um sofá para ler um livro tirado da biblioteca. Uma mesa para estudar ou conversar de trabalho. Uma área ampla para encontrar os amigos do cineclube. Escadas abaixo, um belo quintal. Amplitude. Pergolado. Mesinhas sob as árvores. Um café, que também é bar. […] Daqueles espaços que são pra um monte de gente e ao mesmo tempo só pra você.” Foi convencido? É bom para ler, bom para um café, bom para um vinho, um date. Portanto, bom quando faz frio e para quando tem chuva!
Ainda há as livrarias em shoppings da cidade, que também podem ser um bom refúgios nestes dias incomuns para os goianienses. Aproveite!