As inscrições para a participação e seleção de artistas no projeto Goiânia ArteDoor 2023 já estão abertas, e acontecem até o dia 4 de setembro. A realização é da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV).
O prefeito Rogério Cruz lembra que a ação faz parte da programação oficial das comemorações do aniversário de 90 anos da Capital. “Vamos abrir espaço para 90 obras de 90 artistas goianienses, em 90 outdoors em toda a cidade. Essa é uma data importante para nossa Capital”, anuncia o prefeito.
Para participar do Goiânia ArteDoor 2023, o 1º passo é fazer o credenciamento no site da prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br/secult/credenciamento/).
O 2º passo é fazer a inscrição para o projeto neste link onde está o edital com todas as informações sobre o projeto. Se a pessoa já for credenciada, basta apenas fazer a inscrição no edital.
Mais sobre o Goiânia ArteDoor
O Goiânia ArteDoor é mais um projeto com o objetivo de democratizar o acesso à arte para a população, bem como, a participação dos artistas.
“Todos recebem uma ajuda de custo de cerca de R$ 1000 para realizar o trabalho, além disso, é uma mega exposição com reconhecimento em toda cidade. E a população, do Centro, até as regiões mais afastadas, pode ver arte espalhada por todos os cantos”, completa secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.
De acordo com a Secult, o edital só aceita inscrições de artistas residentes em Goiânia, e as obras devem homenagear a cidade, sua história e espaços na visão de cada artista.
Os projetos inscritos passarão por uma curadoria, com equipe técnica especializada, em seguida haverá o sorteio dos pontos em que os outdoors serão instalados. A previsão é que o resultado dos selecionados seja divulgado no dia 18 de setembro.
“Já é a terceira edição do Goiânia ArteDoor, e sempre é um grande sucesso na cidade, que se transforma, por meses, em um verdadeiro museu a céu aberto. São 90 anos de história, e Goiânia merece todas as comemorações possíveis”, afirma Zander Fábio.