Goiânia é uma das cidades com o maior acervo Art Déco do mundo. E, anualmente, um evento debate sobre o patrimônio e a cidade. O Goiânia Art Déco Festival chega a sua 4ª edição, em 2021. O evento acontece de 17 a 19 de agosto e será realizado em formato híbrido, com ações presenciais e on-line, devido a pandemia do coronavírus. Segundo os organizadores, todos protocolos de segurança sanitária serão seguidos em exposições, debates, palestras, cerimônias, oficinas e lives.
A programação contempla diversas abordagens para celebrar e debater o patrimônio arquitetônico local. No dia de lançamento, o Goiânia Art Déco Festival tem a abertura da exposição “Arte & Déco”, que será realizada na Câmara Municipal de Goiânia. Além disso, ocorrerá a oficina de desenho com o Urban Sketch, com o professor e arquiteto Marco Túlio. Ademais, haverá uma Audiência Pública, e 1º Seminário “Patrimônio e Paisagem Cultural de Goiânia” e também uma apresentação do Quarteto Vocal do Coro Sinfônico de Goiânia.
O segundo dia terá atividade em formato remoto. Assim, a programação terá a live “Patrimônio: Cidade e o Art Déco de Goiânia”, com presença on-line do presidente e fundador do Instituto Art Déco Brasil, Márcio Roiter. Ele fará uma palestra sobre o Art Déco do Rio de Janeiro e a arte indígena Marajoara. Também participa da conversa a arquiteta e designer Jurema Oliveira. Ela é gestora do Espaço Cultural Desenhar, em Brasília.
Já último dia do evento (19/8) terá o lançamento do livro infantil “Goiânia e o Art Déco”. Além disso, haverá uma mesa com escritores goianos. Quem comanda o debate é o presidente da União Brasileira de Escritores, seção Goiás, (UBE-GO), Ademir Luiz da Silva. A transmissão será pelo Instagram.
Confira AQUI a programação do Goiânia Art Déco Festival 2021, Patrimônio e Cidade.