A vacinação contra a Covid-19 em Goiânia foi ampliada e atende, a partir desta quinta-feira (3/6), pessoas a partir de 59 anos. Além disso, passar a ser vacinados trabalhadores dos Ensinos Fundamental e Médio. Assim, o atendimento está sendo feito em quatro postos de imunização através de agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
Também continuam sendo vacinadas pessoas que pertencem aos grupos prioritários já atendidos pelo Plano Municipal de Vacinação. A ampliação da vacinação contra a Covid-19 em Goiânia foi possível após o recebimento de nova remessa com 35,8 mil doses. Todas são da AstraZeneca/Fiocruz e serão utilizadas para a primeira dose da imunização.
Mudança na vacinação contra a Covid-19 em Goiânia
A vacinação contra a Covid-19 em Goiânia tem mudanças a partir desta etapa, após alteração nas regras do Plano Nacional de Imunização (PNI) na última semana. Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a destinar 30% das doses aos grupos prioritários e 70% para população em geral. O primeiro grupo tem trabalhadores da saúde e da Educação que atuam na capital e pessoas com comorbidades. Todos precisam agendar pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
Para esta quinta-feira, foram destinadas três escolas municipais (E.M. Rotary Goiânia Oeste; Coronel José Viana e Bárbara de Sousa Morais), além da Área I da PUC, todas para pedestres. A documentação necessária e os endereços podem ser verificados no site da Prefeitura de Goiânia.
“A expectativa é de que tenhamos aproximadamente 16 mil pessoas neste grupo. Porém, o número pode variar, uma vez que parte desta população pode ter sido vacinada nos grupos prioritários”, explica Grécia Pessoni, diretora de vigilância epidemiológica.
Segunda dose em atraso
A SMS Goiânia também está realizando a vacinação contra a Covid-19 para quem está com atraso na segunda dose. Estas pessoas podem procurar os quatro postos de imunização que estão funcionando nesta quinta-feira, sem necessidade de agendamento. “A estimativa é de que, pelo menos, 4 mil pessoas ainda não retornaram aos postos de vacinação para tomar o reforço da vacina”, afirma Grécia Pessoni.
A diretora de vigilância epidemiológica também alerta que essas pessoas têm até o dia 11 de junho para receberem o reforço. Para receber esta segunda dose, é necessário levar documento pessoal com foto, CPF e o comprovante da primeira dose. “É importante ressaltar que a imunização é eficaz quando o esquema vacinal é completo, ou seja, a pessoa toma a primeira e a segunda dose”, reforça Grécia.