Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Goiânia: 9ª edição do DIGO começa nesta quarta (12/6)

A mostra competitiva de filmes e artes integradas acontece do dia 12 ao dia 19 de junho, em Goiânia, em diversos locais

by Redação
Publicado em 11/06/2024 às 12:27
Goiânia: 9ª edição do DIGO começa nesta quarta (12/6)

Cena do filme: "Nós Somos o Amanhã", que participa da Mostra Daniel Nolasco | Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

“DIGO: amor é amor” é o tema do 9º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás. A mostra competitiva de filmes e artes integradas acontece do dia 12 ao dia 19 de junho, em Goiânia, no Cine Cultura, Centro Cultural UFG, Centro Cultural Martim Cererê, Teatro Zabriskie, Downtown, TRIX e Bolt Studio.

Toda a programação é aberta ao público, basta adquirir ingressos pelos canais do Festival: https://linktr.ee/digofestival

A programação do DIGO conta com a exibição de filmes, espetáculos teatrais, shows musicais, exposições de artes visuais, lançamento de livro, oficinas e debates.

O Festival, aprovado no Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, terá ainda o 1º Prêmio DIGO Literário, com oficina e lançamento de livro de Jeocaz Lee-Meddi.

Considerado o maior festival sobre diversidade do centro-oeste, o evento propõe discutir esse ano, em Goiânia, questões voltadas as relações amorosas e a invisibilidade dos casais LGBTI+.

De acordo com o diretor do festival, Cristiano Sousa, o festival promete uma experiência ainda mais emocionante e diversificada, nesta edição.

‘‘Além das mostras competitivas de filmes internacionais, nacionais e goianos, estaremos orgulhosamente recebendo mostras de festivais LGBTI+ da Argentina, Peru e Colômbia. Este ano, o DIGO não apenas oferecerá troféus como também premiará financeiramente diversas categorias.”, enfatiza Cristiano.

Artes Integradas – feira, exposição e espetáculos

A IX Feira Mix do DIGO acontece no Centro Cultural Martim Cererê, sempre a partir das 15h, nos três primeiros dias de festival.

Na quarta (12/6), especificamente, às 16h, vai acontecer a gravação ao vivo do Canal Bee40tona, no Bolt Studio. Nesse mesmo dia, terá às 18h, a abertura da exposição “Amor é Amor”, no Teatro Yguá do Martim Cererê e às 19h, a abertura oficial do DIGO com a apresentação do “Cabaré  das Divas”.

O ingresso social para essa apresentação pode ser adquirido pelo Sympla e a classificação é acima de 18 anos.

Na quinta-feira (13/6), a partir das 15h, no Teatro Yguá do Martim Cererê vai acontecer a Oficina Literária para Diversidade com o escritor premiado Jeocaz Lee-Meddi e às 18h, acontecerá o Encontro de festivais de cinema da América Latina e Caribe.

O objetivo do encontro é compartilhar ideias e experiências para fortalecer e expandir a indústria cinematográfica na região.

Às 19h, neste mesmo teatro ocorre o bate-papo: “Defensoria Pública LGBTQIAPN+ em Goiás”. Na sequência, às 20h terá a leitura dramática da peça “Socorro” de Ivan Martins com Victor Baliane.

Na sexta (14/6), às 15h, terá no Teatro Yguá do Martim Cererê a Oficina Literária para Diversidade com Jeocaz Lee-Meddi. Às 17h30, o público do festival vai poder se descontrair em um Happy Hour.

Logo na sequência, às 19h, terá o show de Ninna Queer e às 20h, o espetáculo “A Mulher Monstro” – o solo busca retratar a atualidade brasileira através da figura de uma mulher burguesa cis, falsa religiosa, perseguida pela própria visão intolerante da sociedade. A festa oficial do DIGO será na TRIX, a partir das 22h.

O sábado (15/6) será marcado por debates. No Teatro Yguá do Martim Cererê, a partir das 15h, ocorre a Mesa de Debate – Mães pela Diversidade em Goiás e os desafios do conservadorismo.

Às 16h, inicia o Workshop: Elaboração de Projetos Culturais LGBTQIAPN+ com Wellington Dias. A capacitação também poderá ser acompanhada de maneira online e segue até quarta-feira (19/06). Para participar é preciso se inscrever gratuitamente pelo Sympla.

No sábado ainda terá Happy Hour, às 16h30. Às 18h, Oficina com Daniel Nolasco sobre a direção de filmes LGBTI+ e Queers e às 19h, o lançamento do livro: “Pássaros do Brasil” do autor Jeocaz Lee-Meddi. Às 20h vai ter o show com Bemti e às 22h, na TRIX, o público do festival vai se divertir ao som do DJ Ravena durante a festa DIGO.

O domingo será marcado pelo esquenta LGBTI+, no mercado Central da 74, às 14h. Enquanto isso, das 13h até às 16h, o público do festival poderá participar dos Ensaios LGBTI+ no Centro Cultural Martim Cererê.

A mesa “Vozes da Diversidade: LGBTI+ na Produção Editorial com escritor” será debatida por Alexandre Rabelo, o produtor cultural Jean Cândido e o cineasta Lufe Steffen. A mesa “Poéticas da Dissidência: O Lirismo LGBTI+ no Centro-Oeste”, com a escritora Lavínia Mendes.

A mesa “Nas Cores do Arco-íris – O Audiovisual na América Latina” com o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, o diretor do Cineversatil, José Alirio Peña Zerpa e a cineasta comunitária Ana Lúcia Ramírez. A mesa “Afetos (Bio) políticos: Amar é um Ato Revolucionário?” com o coordenador do Núcleo Trans Unifesp, Renan Quinalha, a produtora cultural Ruth Venceremos e o vereador, Fabrício Rosa.

No Teatro Zabriskie será exibido o espetáculo: “Bicha Oca” às 20h. A peça é de conteúdo gay, produzida na cidade de São Paulo em 2009, e elaborada a partir de contos homoeróticos do autor pernambucano Marcelino Freire.

A oficina Literária para Diversidade com Jeocaz Lee-Meddi vai acontecer no Teatro Zabriskie, a partir das 10h, nos dias 17, 18 e 19 de junho. Ainda no teatro, o espetáculo “Bicha Oca” vai ser apresentado na segunda (17/06) às 20h. No Centro Cultural UFG, a partir das 13h vai ocorrer a ação formativa “Podcast do Básico até a Distribuição em Rede” e às 20h, mais uma sessão do espetáculo “A Mulher Monstro”.

Na terça (18), às 13h, segue a oficina sobre podcast e às 20h, o público vai poder assistir a peça-palestra “Chechênia”. E, na quarta (19/06), às 19h, a apresentação do espetáculo Drag totalmente Made in Brazil, “Kambalacho”. Fechando a programação de artes integradas, às 22h, acontece a festa oficial DIGO na Downtown.

Serviço: 9º DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás | Goiânia

Quando: 12 a 19 de junho de 2024

Onde:

LEIA TAMBÉM

Rota da Fé: Governo estadual lança projeto de revitalização de Igrejas da cidade de Goiás

Rota da Fé: Governo estadual lança projeto de revitalização de Igrejas da cidade de Goiás

Disney Magic Show: Espetáculo estreia no Circo Maximus, em Goiânia

Disney Magic Show: Espetáculo estreia no Circo Maximus, em Goiânia

– Centro Cultural Martim Cererê (Setor Sul)

– Cine Cultura (Praça Cívica)

– Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

– Teatro Zabriskie (Av. Antônio Martins Borges, 121 – Setor Pedro Ludovico)

– Bolt Studio (Rua 3, 417 – Sala 103 – Centro)

– Downtown (Avenida T-7, 883 Setor Oeste)

– TRIX (Av. Anhanguera, nº 2117, Setor Leste Universitário).

Mais informações: @digofestival

Tags: aproveite a cidadedigofestival internacional de cinema da diversidade sexual e de gênero de goiásgoiâniagoiás

Notícias relacionadas

Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, tem restauração entregue
Goiás

Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, tem restauração entregue

Foi entregue neste domingo (27/7), a restauração de um dos patrimônios mais simbólicos da educação e do Estado: o Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, construído com influências do...

Read moreDetails
Mônica Salmaso apresenta novo espetáculo “Minha Casa” em Goiânia
Goiânia

Mônica Salmaso apresenta novo espetáculo “Minha Casa” em Goiânia

Reconhecida como uma das maiores intérpretes da música brasileira, Mônica Salmaso chega a Goiânia com o show “Minha Casa”, no próximo sábado (2/8), no Teatro Goiânia. A apresentação integra a...

Read moreDetails
Museus municipais são opções de passeio cultural gratuito em Goiânia
Goiânia

Museus municipais são opções de passeio cultural gratuito em Goiânia

A cidade de Goiânia tem dois museus municipais abertos ao público com entrada gratuita, administrados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia). O Museu...

Read moreDetails
Confira o funcionamento dos espaços da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás
Goiânia

Confira o funcionamento dos espaços da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) divulgou o funcionamento de suas unidades culturais nesta segunda-feira (28/7), dia em que se comemora a fundação da cidade de Goiás e...

Read moreDetails
Cia Corpo na Contramão apresenta “Dangerosíssima Viagem” no Orum Aiyê Quilombo Cultural e no Esparta Arte e Cultura
Goiânia

Cia Corpo na Contramão apresenta “Dangerosíssima Viagem” no Orum Aiyê Quilombo Cultural e no Esparta Arte e Cultura

O projeto Circo(L)Ação vai levar para duas regiões opostas de Goiânia um espetáculo infantil que combina teatro e circo. Livremente inspirado no poema “O Homem, As Viagens”, de Carlos Drummond...

Read moreDetails
Exposição Caelestis ocupa Vila Cultural Cora Coralina a partir de agosto
Goiânia

Exposição Caelestis ocupa Vila Cultural Cora Coralina a partir de agosto

A partir do dia 1º de agosto, a Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe a exposição Caelestis, fruto do projeto Senac Fashion School, que reúne 12 esculturas...

Read moreDetails
Jorgelina Forero conduz workshop de dança circular em Goiânia
Goiânia

Jorgelina Forero conduz workshop de dança circular em Goiânia

Goiás receberá a focalizadora de danças circulares Jorgelina Forero pela primeira vez neste final de semana. De sexta-feira (25/7) até domingo (27/7), ela estará em Goiânia para conduzir o quinto...

Read moreDetails
Economia em Goiás é a 3ª que mais cresce no Brasil
Goiânia

Economia em Goiás é a 3ª que mais cresce no Brasil

A economia em Goiás foi a terceira com maior crescimento no país na variação acumulada no ano, de janeiro a maio de 2025, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados