Natural de Goianira, na região metropolitana de Goiânia, a estilista Naya Violeta, cuja marca carrega seu próprio nome, acaba de dar passos inéditos em sua carreira e que são extremamente representativos por muitos motivos. Com a coleção Foguete, ela estreou na passarela da principal semana de moda da América Latina, a 51ª São Paulo Fashion Week (SPFW), cujo formato foi inteiramente on-line pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia de Covid-19. O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de junho.
Naya chegou à SPFW por meio do projeto Sankofa, que levou oito marcas pretas e indígenas para o maior evento de moda do País. Ela afirma estar feliz com o “processo de empretecimento da moda nacional”, por fazer parte de um movimento grandioso e que promove a luta antirracista. Além disso, se tornou a primeira estilista de marca local do Centro-Oeste a participar do evento.
O que apresenta a coleção Foguete
Assim, para seu desfile nacional Naya Violeta levou elementos que exaltam sua ancestralidade, e suas referências, como Luiz Claudio Silva, primeiro estilista negro a desfilar na SPFW. A Apartamento 03, marca mineira criada por ele, apadrinha a goiana em seu desfile. A goiana resgata também suas experiências cosmopolitas, de quem viveu em grandes cidades, como São Paulo e Buenos Aires, ao passo que também consolida um processo orgânico de afrocentrar. Ou seja, tem um pouco de candomblé, de axé, de memórias, da Folia de Reis e do Cerrado.
Dessa forma, Naya Violeta se propõe a aquecer e transformar com sua coleção e, por isso, Foguete remete ao fogo, como elemento que aquece e tem poder de transformação. “Há o clarão que o foguete traz, o clarão que é olhar para o fogo, o clarão de estar vivo. Nesse momento histórico e social de extrema dificuldade que estamos vivendo, essa coleção tenta nos ajudar a entender a potência de corpos negros reexistirem e de olhar para estes corpos vivos”, conta a estilista. Foguete tem adornos e estamparia exclusiva da designer Dani Guirra. O desfile aconteceu no dia 24 de junho em formato de fashion film.
Naya Violeta, sua marca e a SPFW
Em 2021, a marca de Naya Violeta já soma 14 anos. Neste período, ela coleciona trabalhos conectados com a cultura, artes e movimentos sociais. Assim, vestiu personalidades da música, cinema e teatro e desenvolveu projetos, como colaboração com figurinos para a Quasar Cia de Dança. Ao se colocar entre as 41 marcas participantes da SPFW e seus 26 anos de história, a estilista abre espaço no cenário da moda nacional, um feito que chancela sua trajetória. “Os 14 anos de marca vieram com muita força para a SPFW”, afirma.
A estreia da estilista Naya Violeta na principal semana de moda do Brasil aconteceu neste momento graças à iniciativa do projeto Sankofa. Trata-se de uma parceria entre o movimento Pretos na Moda e a startup de inovação social Vamo – Vetor Afro Indígena na Moda. A ideia é ampliar a inclusão racial na SPFW. Com este fim, oito estilistas e suas marcas foram selecionados.
Uma equipe de jurados avaliou, dentre outros aspectos, o potencial criativo e autoral das marcas. Além disso, o potencial comercial e de desenvolvimento de inserção produto no mercado, os diferenciais competitivos e ainda o legado para comunidade. Depois disso, foi feito o convite aos estilistas negros e indígenas de marcas independentes para a semana de moda. E Naya Violeta foi uma das escolhidas para o projeto Sankofa.
*Com informações da Assessoria