A Giro 8. Cia de Dança chega nesta semana em Cuba levando na bagagem sua dança e uma história de doze anos de estrada. O grupo de dança contemporânea acaba de se apresentar no Panamá, e estará no país entre 23 e 25 de abril, apresentando o mais recente espetáculo da Companhia “Começaria Tudo Outra Vez”, além de oficinas e debates sobre a dança brasileira.
Em seguida, a companhia estará na Bolívia, entre 9 e 11 de maio, para apresentar este espetáculo. O projeto Giro8 em Trânsito 2ª edição, de circulação internacional, conta com o apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Em Cuba, o elenco brasileiro será apresentado ao público do 28º Festival Internacional de Dança em Paisajes Urbanos: Habana Vieja Ciudad en Movimiento. E na Bolívia, o palco será o do festival de dança Proyecto mARTadero, em Cochabamba.
Segundo os coordenadores, em seus 12 anos de história o grupo sempre esteve comprometido em difundir a dança produzida em Goiás dentro e fora do nosso território.
“A proposta de realizar uma nova circulação fora do Brasil é uma ação que perpassa o desejo de que o Brasil siga sendo reconhecido como esse celeiro de produtos culturais de excelência, também nas linguagens contemporâneas da dança”, afirmam.
Lembrando que em 2022 a Companhia já havia feito uma grande turnê pelo México, além de se apresentar na Turquia.
Nesse quesito, Joisy Amorim, que é coreógrafa e fundadora da Giro 8, comenta: “Nosso grupo tem o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso aos bens artístico-culturais que são produzidos em Goiás, em âmbito nacional e internacional, e isso parte, inclusive, das diretrizes do Plano Nacional de Cultura”, diz.
“Começaria Tudo Outra Vez”, o amor na voz de Maria Bethânia
Concebida e dirigida por Joisy Amorim, o espetáculo celebra a essência do amor, traçando sua jornada desde as reflexões filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles até as discussões e conceitos mais contemporâneos, imersos na complexidade das relações humanas.
Com uma trilha sonora envolvente, composta por canções e poemas interpretados por Maria Bethânia, o espetáculo revela as múltiplas faces e nuances desse sentimento, em suas manifestações de Eros, Filia e Ágape.
Um cenário concebido através de diversas folhas se papel é elevado a protagonista cênico, tornando-se não apenas uma metáfora da escrita, mas também da delicadeza, tanto da matéria quanto do sentimento.
Serviço: Giro 8 Cia. de Dança realiza turnê internacional
– Apresentação em Havana – Cuba – 23 a 25 de abril
28º Festival Internacional de Danza en Paisajes Urbanos: Habana Vieja Ciudad en Movimiento
– Cochabamba – Bolivia – 9 a 11 de maio
Proyecto mARTadero
Mais informações: @giro8cia