Você sabia que Goiânia tem um local para estimular e resgatar o hábito da leitura de gibis? Inclusive, a Gibiteca Jorge Braga comemorou no dia 13 de setembro seu aniversário de 25 anos. Assim, para celebrar a data, uma programação especial e gratuita aconteceu no local.
Pioneira no gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 22 de setembro de 1994. O espaço recebeu o nome de Jorge Braga, em homenagem ao cartunista, referência em quadrinhos no Estado. Nos primeiros dois anos de funcionamento, a unidade funcionou no edifício Parthenon Center, que fica na Rua 4, no Centro. Porém, com o aumento da procura por seu acervo, o espaço ficou pequeno e foi preciso transferir a gibiteca para um local mais amplo.
O espaço cultural funciona no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. O local recebe o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Além disso, aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.
Estímulo ao hábito da leitura
A Gibiteca Jorge Braga atende crianças de escolas da periferia da cidade. Dessa forma, propõe resgatar e estimular o hábito de leitura de histórias em quadrinhos. O gênero é conhecido como a 9ª arte, que agrada crianças e adultos. Portanto, o local é um espaço destinado a pesquisa e leitura.
A Gibiteca possui em seu acervo mais de 6 mil gibis. Além disso, também tem aproximadamente 8 mil livros de literatura infantil e infanto-juvenil.
O local não tem um número exato de visitantes por mês, porém, como muitas escolas levam excursões, a presença de público, segundo a administração, é alta. Por exemplo, no evento dos 25 anos mais de 200 pessoas passaram por lá.
A Gibiteca Jorge Braga também realiza o Gibiteca Itinerante. Assim, o projeto leva à escolas mais de uma centena de gibis, que ficam sob os cuidados das instituições por até 15 dias. Além disso, uma bibliotecária acompanha a visita. Podem se inscrever no Gibiteca Itinerante instituições de ensino públicas e privadas.
Serviço
Gibiteca Jorge Braga
Funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h
Local: Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Cívica – Goiânia
Entrada: Gratuita