Depois de mais de 15 meses fechada, a Habite Galeria, no Jardim América, em Goiânia, vai reabrir suas portas ao público no dia 27 de julho. Assim, sem um grande evento presencial, terá uma programação especial com a exposição de cem obras de seu acervo. Além disso, irá acontecer a inauguração da loja virtual do espaço. Dessa maneira, até 30 de julho, o local estará aberto a visitações livres das 14h às 19h, porém com capacidade sujeita a lotação. Segundo os organizadores, o funcionamento será em conformidade com todos os protocolos de segurança, devido a pandemia do coronavírus.
Após o período de reabertura da Habite Galeria, que acontece entre 27 e 30 de julho, as visitações ocorrerão com agendamento. Dessa forma, poderá ser feito pelo público a partir das redes sociais da casa ou pelo WhatsApp (62) 98281-5864.
Os dez artistas goianos que estarão em exposição neste primeiro momento na Habite Galeria são: Âmbar Pictórica, Deneri, Fer Cândido, Geferson Goetton e Kat Costa. Além disso, Pedro Campos, Rafael Vaz, Rustoff, Sabbah, Segato e Beto Carvalho.
Reconexão à arte
Idealizadora e responsável pelo espaço, a arquiteta Tereza Cristina de Oliveira Rocha explica que a proposta da Habite Galeria é reconectar a população de Goiânia e a de Goiás à arte.
“O que queremos é que a galeria seja vista como um ambiente acessível a todo o público. O que pretendemos é atuar em razão da popularização da arte. Não há ‘excludência’ de nenhuma natureza. Dos leigos aos colecionadores, o que queremos é criar um ambiente de convivência com a arte, um local de equilíbrio. E sem essa de se sentir obrigado a comprar. A galeria está aberta a todo mundo, a quem quer conhecer, a quem deseja estar mais próximo da arte de alguma maneira”, defende Tereza.
Tereza conta que a Habite Galeria surgiu, em fevereiro de 2019, com o propósito de dar oportunidade aos jovens artistas de Goiás. “Somos um espaço que se dedica à construção de uma cena mais efetiva e real. Nossos jovens artistas são reconhecidos lá fora, além das fronteiras do nosso estado. A qualidade, a autenticidade e a técnica presentes nos seus trabalhos estão equiparados aos de artistas de outros estados”, ressalta.
Sócio nesse novo momento de reabertura, o arquiteto Iury Henrique de Oliveira Santos recorda que a Habite Galeria também é um local para convivência. Assim, o local voltará a ter saraus, apresentações musicais, mas com foco sempre na arte, não apenas no entretenimento.
Serviço – Reabertura da Habite Galeria
Quando: De 27 a 30 de julho
Horário: Das 14h às 19h
Endereço: Rua C-200, nº 333, Quadra 484, Jardim América
Entrada gratuita