Uma das fontes de água da Praça Cívica, no Centro de Goiânia, foi requalificada pela prefeitura de Goiânia. Os reparos, realizados pela Companhia de Urbanização (Comurg), incluem revisão elétrica, com instalação de quadros de energia e revisão na fiação, e manutenção hidráulica, com troca de conectores e tubulações da rede.
A fonte, que fica próxima ao Monumento de Pedro Ludovico Teixeira montado em um cavalo, recebeu 32 novos aspersores, também conhecidos de bicos d’água. A equipe trocou a bomba hidráulica da fonte, que agora passa a ter mais potência na emissão dos jatos.
Mais serviços realizados na fonte de água na Praça Cívica
Outro serviço realizado foi a substituição do cano mestre, que estava quebrado. O objeto tem 50 milímetros de diâmetro por 40 metros de comprimento e alimenta as duas redes da tubulação, realizando a sucção e irrigação.
Na parte elétrica, além de revisão geral e troca de reparos, a equipe instalou um novo quadro de energia que alimenta o sistema. A fonte fica num espaço de 260 m² e é controlada por bomba e registro, interligados a um sistema com programação eletrônica.
“O sistema, chamado de “fonte seca”, é interessante, pois não acumula água, e com esta nova manutenção, os jatos podem chegar a mais de 5 metros de altura, proporcionando maior beleza para quem passar pelo local”, informa o presidente da Comurg, Alisson Borges.