Desta quarta-feira (6/12) até o próximo sábado (9/12), o prazer da leitura, a descoberta de novos mundos e a aventura do conhecimento inspiram mais uma edição da Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI. Com entrada gratuita, evento acontece no centro histórico da cidade turística.
Assim, são esperadas cerca de 5 mil pessoas para acompangar uma programação composta por palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposição, caminhada poética, livraria, saraus, oficinas e encontro de ilustradores.
“A FLIPIRI se consolida como um tradicional destino literário do país, sediada em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas, explica Iris Borges, escritora, idealizadora, coordenadora-geral da FLIPIRI e vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (DF).
“Estamos felizes com o caminho que trilhamos, pois ao mesmo tempo em que alcançamos relevância nacional, mantemos o compromisso com a comunidade local, sobretudo a educacional”, completa.
De acordo com os organizadores, a FLIPIRI 2023 acredita “no poder transformador da palavra e na expansão de horizontes políticos, econômicos, sociais e culturais por meio dos livros”.
Dessa maneira, no conceito curatorial do evento está a promoção da literatura independente, que aposta na pluralidade e numa atmosfera contemporânea para a festa do livro, da leitura e da literatura.
Na base do projeto idealizado por Iris Borges, está a FLIPIRI Itinerante, que fomenta o hábito da leitura desde a primeira infância com doação de livros e ações com a rede pública de ensino.
Neste módulo, desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Educação do município, sob o comando de Márcia Áurea, este ano as atividades priorizam a educação infantil e os anos iniciais, envolvendo 3 mil alunos e 200 educadores. Segundo Márcia, a ida do autor à escola é o momento mais esperado da festa.
“Com exposições produzidas pelos próprios alunos, a FLIPIRI Itinerante se destaca pela diversidade artística e literária”. Em 2023, a primeira etapa aconteceu em novembro e esteve em oito escolas do campo. Já a segunda, de 6 a 8 de dezembro, contemplará outras 10 instituições.
A programação cultural da FLIPIRI se concentrará no Centro Histórico e, além da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, destaca dois aparelhos emblemáticos da cultura goiana: o Teatro Sebastião Pompêo de Pina e o Cine Theatro Pireneus. E
Aberta ao público, a FLIPIRI, estenderá parte de sua programação ao mundo digital. Palestras e oficinas serão transmitidas via redes sociais e disponibilizadas na íntegra pelo canal de YouTube do evento.
Realizada pelo Instituto Casa de Autores e Secretaria de Educação de Pirenópolis, a FLIPIRI conta com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás, Villa do Comendador, Dádiva Hotel Boutique, IESB Centro Universitário, da Acisap e patrocínio do B3 Hotels.
Serviço: FLIPIRI 2023 – Festa Literária de Pirenópolis
Quando: 6 a 9 de dezembro
Onde: Pirenópolis
Entrada: Gratuita
Mais informações: https://flipiri.com/