O final de semana no Centro Cultural Martim Cererê, no Setor Sul, em Goiânia, será dividido entre duas tribos. Assim, no sábado (23/7), acontece o Festival do Maranhas, e no domingo (24/7), o evento Mundo Geek.
O Maranhas contará com a seletiva estadual de MCs de hip hop que irão representar Goiás na competição nacional. Além disso, a festa reserva outras atrações como apresentações de dança urbana com o grupo BBBoy, grafiteiros e venda de comidas e bebidas. O festival começa a partir das 16h entrada é no esquema quanto vale o show.
No domingo, o Martim Cererê recebe os amantes da cultura Geek em Goiânia. Dessa forma, poderão desfrutar de uma festa totalmente voltada para esse estilo com inclusão e diversidade. Estão previstas apresentações de bandas, desfiles de cosplay, concurso de kpop, área para desenhistas, batalha medieval e as tradicionais barraquinhas de alimentos e bebidas.
Os portões para o Mundo Geek estarão abertos a partir das 9h, com entrada a R$ 15 a inteira ou R$ 10, mais 1kg de alimento não perecível. A organização afirma que não será aceito sal ou fubá.
O Martim Cererê
O Centro Cultural Martim Cererê foi inaugurado em 20 de outubro de 1988, no local das antigas caixas d’água da Empresa de Saneamento do Estado de Goiás (Saneago) que abasteciam o Setor Sul de Goiânia. Seu nome foi inspirado no livro homônimo do escritor Cassiano Ricardo, visto como uma síntese do Brasil.
A unidade da Secult Goiás possui três teatros: Yguá (“lugar de guardar água” em Xavante); Pygua (“caverna de água”) e o teatro de arena Ytakuá (buraco na pedra). Ademais, conta com o bar Karuhá (“lugar de comer”), uma área aberta e a sala de administração.
Nos últimos anos o Martim Cererê recebeu festivais de música alternativa de Goiânia, como o Vaca Amarela e o Goiânia Noise. Hoje, o espaço recebe eventos de segmentos variados, com destaque para shows, exposições e mostras. Também feiras que reúnem pequenos empreendedores, como o Mercado das Coisas e a Feira das Minas.