O Festival LambesGoia – Festival internacional de Lambe-Lambe, maior festival de fomento à técnica no Brasil, chega à 3ª edição, e irá acontecer em Goiânia entre os dias 5 e 14 de novembro. Ao todo, são artistas de 20 países, sendo mais de 100 brasileiros.
Com produção da Valenta Arte Urbana, o projeto deve realizar oficinas, murais individuais e coletivos e uma exposição na Vila Cultural Cora Coralina com artistas de renome do país.
Nesta edição, o festival bateu os próprios recordes e conta com cartazes de artistas do Canadá, Argentina, Bolívia e Alemanha.
A ideia é que as artes possam formar grandes murais coletivos nas avenidas Tocantins e Araguaia, no Centro da cidade, criando linguagens visuais que transitam entre o espaço urbano e a democratização do acesso à arte, visto que os trabalhos podem ser apreciados por quem transita pelas ruas.
Para um dos organizadores, o artista Diogo Rustoff, a linguagem do lambe-lambe é também democrática pelo barateamento da técnica.
“Qualquer pessoa com papel, cola e caneta pode produzir este tipo de arte, por isso esse evento abre um mundo de possibilidades artísticas e novas formas de observar os lugares por onde transitamos”, argumenta.
O organizador Marcelo Maróstica afirma que a ideia é que a liberdade de expressão, nesse âmbito, é o que importa. “São bem-vindos cartazes de qualquer pessoa, independente de se considerar artista ou não: pode ser fotografia, poemas, desenhos e enfim, as inúmeras formas de expressão que um cartaz pode carregar”, diz.
O festival ainda conta com murais individuais de artistas renomados da cena do lambe no Brasil, como Mila Serejo, de Natal (RN), Tiago Daher, de Goiânia (GO), Haon (GO) e Rafael Vaz (GO).
Além disso, acontece também a exposição Nodas de Uma Navalha / Cortes em Quatro Tempos, na Vila Cultural Cora Coralina, curada pelo coletivo Lambes Brasil.
O artista carioca Alberto Pereira, que também é um dos curadores da mostra, conta que a mostra se divide em quatro eixos centrais para uma discussão coletiva. “Pensamos na escolha de artistas, com um olhar atento para território, raça, gênero e coletivos”, disse. A abertura é na quinta-feira (9/11), às 19h.
Confira a programação completa da 3ª edição do Festival LambesGoia
– Mural Coletivo
Data: 5/11
Endereço: Av Tocantins Hocus-Pocus / Centro
Horário 14h às 18h
– Mural / artista Tiago Daher
Data: 6/11
Endereço: Rua 137, Setor Marista
Horário: 10h às 14h
– Mural / artista Rafael Vaz
Data: 7/11
Endereço: Praça CEU Parque Flamboyant / R. Dona Diula de Oliveira Santana França, 210 – Res. Parque Flamboyant, Aparecida de Goiânia
Horário: 10h às 17h
– Mural / artista Haon
Data: 8/11
Endereço: Vila Redenção, Rua E-3
Horário: 10h às 18h
– Abertura Exposição Nodas de Uma Navalha/ Cortes em Quatro Tempos
Data: 09/11
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina / R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120
Horário: 19h
– Mural / artista Milla Serejo
Data: 11/11
Endereço: Rua 3, muro estacionamento
Hora: 10h às 14h
– Oficina de Lambe-Lambe / Bruna Alcantara
Data: 11/11
Endereço: Centro Comunitário do Conjunto Anhanguera / Rua Carajás esq. Rua Tabajara.
Horário: 9h às 13h
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX9dv6k9VKRMT8Uo6obmtxnfjJKV0–Cb7Ngf6-AhUmxSwfw/viewform
– Roda de conversa com Coletivo Lambes Brasil
Data: 11/11
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina / Sala multimídia / R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120
Horário: 4h às 18h
– Mural coletivo
Data: 12/11
Endereço: Av. Tocantins, esquina com rua 2
Horário: 10h às 16h
– Visita guiada à Exposição / Intérprete de Libras
Data: 15/11
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina / R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120
Horário: 14h às 16h
– Oficina de Toy Art Como Instrumento Pedagógico / Su Martins
Data: 18/11
Endereço: Centro Comunitário do Conjunto Anhanguera / Rua Carajás esq. Rua Tabajara.
Horário: 9h às 13h
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX9dv6k9VKRMT8Uo6obmtxnfjJKV0–Cb7Ngf6-AhUmxSwfw/viewform