Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Festival do Boneco chega à 7ª edição com dez dias de programação

Projeto acontece nas cidades de Goiânia, Anápolis e Pirenópolis, de 16 de maio a 8 de junho. Entrada é gratuita

by Redação
Publicado em 14/05/2024 às 10:16
Festival do Boneco chega à 7ª edição com dez dias de programação

Com apresentações em Goiânia, Anápolis e Pirenópolis, programação programação tem espetáculos locais, nacionais e internacional | Foto: Layza Vasconcelos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

Entre os dias 16 e 26 de maio, e também no dia 8 de junho, o estado de Goiás será palco, pela sétima vez, do Festival do Boneco, que acontece em Goiânia, Anápolis e Pirenópolis. A mostra reúne os principais fazedores do teatro de formas animadas.

A programação completa no Instagram do Festival do Boneco. Toda a programação é gratuita. O evento acontece desde 2009 e esse ano conta com a produção da Bambolina Produções juntamente com a Ação Produtora de Eventos.

LEIA TAMBÉM

BRABAS Festival: Goiânia recebe a 2ª edição do evento

BRABAS Festival: Goiânia recebe a 2ª edição do evento

Made in Fogo Festival BBQ: Goiânia Shopping recebe evento com entrada gratuita

Made in Fogo Festival BBQ: Goiânia Shopping recebe evento com entrada gratuita

O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023 e pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. O evento conta também com o apoio da Oficina Cultural Geppetto e do SESC Goiás.

Com 23 obras programadas, um show musical, uma palestra com uma das mestras criadoras do teatro de Lambe-Lambe e uma oficina com a bonequeira Izabela Nascente, a expectativa é de que o 7º Festival do Boneco atinja milhares de pessoas, com atividades gratuitas em teatros, praças, escolas e espaços culturais de Goiânia, Anápolis e Pirenópolis. 

Programação

Com espetáculos que falam de vida, de morte e da aceitação do diverso, de meio ambiente e de maternidade, de modas de viola e da cultura popular nordestina, a primeira semana do evento tem diversão garantida para todas as gerações de apreciadores do teatro de animação:

O Festival começa no dia 16 de maio, quinta-feira, às 19h, no Teatro SESC Centro, com a estreia da versão para os palcos do espetáculo “Barbas” da goiana Cia de Teatro Nu Escuro. P

No dia 17/5, sexta-feira, também às 19h, é a vez do grupo Terra Imaginária, de São Paulo, apresentar “Vida Secreta das Fraldas”, no Teatro SESC Centro. 

No sábado (18/5) tem Cia Trucks, de São Paulo, no Teatro SESC Centro, às 15h, e Pigmalião Escultura que Mexe, de Belo Horizonte, na Oficina Cultural Geppetto, às 19h. 

No domingo (19/5), às 15h, no Parque Mutirama é a vez da criançada se divertir muito, com a Mamulengo Fuzuê, do Distrito Federal.

A segunda semana começa com a programação do Festival do Boneco nas Escolas, levando obras inclusivas, como Dr. Raimundo, do Coletivo Justina, de Aparecida de Goiânia, ou provocando a curiosidade dos estudantes, através das caixas de lambe-lambe do Coletivo Lambes Goiano, para escolas dos bairros Jardim São José e Vila Isaura.

Nesta semana também será o encontro com uma das mestras criadoras do teatro de Lambe-Lambe, a baiana Denise di Santos, que fará uma roda de conversa na sexta-feira (24/5) na Oficina Cultural Geppetto.

Mesmo dia em que o espetáculo “Habite-me”, de Carolina Garcia Marques (Morro Reuter/RS), será apresentado no Teatro Goiânia, às 20h, apresentando ao público da capital como a arte ainda é capaz de nos lembrar sobre a brevidade da vida.

Por fim, no domingo (26/5) a Oficina Cultural Geppetto convida a todos, a partir das 17h, para que o público participe de um encerramento festivo, com Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe, incluindo a participação especial de Denise Di Santos, com sua caixa “A Dança do Parto”.

Por fim, acontece o show musical do grupo Zabumba de Chita, um coletivo de mulheres brincantes apaixonadas pela cultura popular brasileira, que desde 2017 pesquisa, toca, canta, dança e troca experiências sobre ritmos da cultura popular brasileira.

Assim, criam músicas autorais, e buscando uma ressignificação das tradições e ao mesmo tempo tendo como forte temática o protagonismo feminino na música e na vida. O quarteto é composto por Larissa de Paula, Isabella Rovo, Érika Ribeiro e Juliana Bernardes.

Festival do Boneco nas Escolas

No Festival do Boneco, alguns espetáculos especiais são apresentados em escolas de Goiânia. O primeiro deles será na sexta-feira (17/5). às 11h. O espetáculo “Bendito os Beneditos”, do grupo Inventor de Sonhos, de Olhos D’Agua/GO, deve divertir os jovens do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG.

Na segunda-feira (20/5), é a vez do Coletivo Justina e Teatro Ludos, de Aparecida de Goiânia, apresentar o Dr. Raimundo para os alunos da Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, no Jardim São José, em Goiânia. 

A terceira imersão do Festival de Boneco na escola será através das caixas de teatro de Lambe-Lambe, com o Coletivo Lambes Goiano, e a sua Feira de Espiar. A intervenção será na terça-feira, 21/5, na Escola Munincipal Dona Belinha, na Vila Isaura, em Goiânia.

Mostra Teatro Lambe-Lambe

O Teatro Lambe-Lambe é uma casa de espetáculos em miniatura e autônoma, “que abriga em si a semente de narrativas que florescem na imaginação de cada espectador, de forma individual, em apenas três minutos”.

Para assistir ao espetáculo de miniaturas, o espectador precisa espiar por uma pequena abertura e acompanhar uma história com personagens, dramaturgia, iluminação, sonorização e todos os elementos que compõem uma sala de espetáculo de tamanho convencional. 

Este estilo teatral brasileiro foi criado pelas artistas nordestinas Denise di Santos e Ismine Lima, em Salvador/BA, no ano de 1989, e leva esse nome em homenagem aos quase extintos fotógrafos lambe-lambe (também conhecidos como fotógrafos de praça), já que o formato da caixa cênica itinerante é semelhante às antigas câmeras desses fotógrafos.

Devido à fácil mobilidade e adaptabilidade, trata-se de uma maneira democrática de fazer teatro, com a possibilidade de atingir os mais diferentes públicos, especialmente aqueles para os quais o teatro convencional não consegue chegar.

Pela primeira vez dentro da programação do Festival do Boneco será realizado uma mostra destinada a esta linguagem teatral, com participação de 14 espetáculos de teatro lambe-lambe.

Assim, há representantes de cinco estados brasileiros e um do Chile, com destaque para a participação de uma das criadoras desta técnica, a baiana Denise Di Santos, que virá com o espetáculo “A Dança do Parto”, o primeiro espetáculo de teatro lambe-lambe. 

 

Serviço: 7º Festival do Boneco | Goiânia, Anápolis e Pirenópolis

Espetáculos, locais e horários:

16/5 – 5ª feira

– 19h – Teatro Sesc Centro – Estreia de “Barbas” – Cia de Teatro Nu Escuro (Gyn/GO)

17/5 – 6ª feira 

– 11h – CEPAE/UFG – “Bendito os Beneditos” – Inventor de Sonhos (Olhos D’Agua/GO)

– 19h – Teatro Sesc Centro – “Vida Secreta das Fraldas” – Terra Imaginária (São Paulo/SP)

18/5 – sábado

– 15h – Teatro Sesc Centro – “Expedição Pacífico” – Cia Truks (São Paulo/SP)

– 19h – Oficina Cultural Geppetto – “Seu Geraldo Voz e Violão” – Pigmalião Escultura que Mexe (Belo Horizonte/MG)

19/5 – domingo

– 15h – Parque Mutirama – “Benedito, Abençoado e Bendizido” – Mamulengo Fuzuê (Ceilândia/DF)

20/5 – 2ª feira

– 14h – Esc. Mun. Laurindo Sobreira do Amaral (Jardim São José) – “Dr. Raimundo” – Coletiva Justina e Teatro Ludos (Aparecida de Goiânia/GO)

21/5 – 3ª feira

– 15h30 –  Esc. Mun. Dona Belinha (Vila Isaura) – “Feira de Espiar” – Coletivo Lambes Goianos (Goiânia/GO)

23/5 – 5ª feira

– 19h – Parque Ipiranga (Anápolis) – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe: A Dança do Parto; Guerra; Tupi or not Tupi?; Elza; Rosa; Julieta; O Mestre Tocador; O destino de Croquete; O Mundo após o parto; Sopa de Pedra; Um caminho para amar; A Cripta; Teatro a la carta.

24/5 – 6ª feira

– 10h – Oficina Cultural Geppetto – Roda de Conversa: O Teatro de animação – Com a Mestra Denise di Santos

– 20h –  Teatro Goiânia – “Habite-me” – Carolina Garcia Marques (Morro Reuter/RS)

25/5 – sábado

– 18h30 – Comunidade Educacional de Pirenópolis – Coepi (Pirenópolis) – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe

26/5 – domingo

– 17h – Oficina Cultural Geppetto – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe com participação especial de Denise Di Santos e “A Dança do Parto” de Salvador/BA

– 19h – Oficina Cultural Geppetto – Show Musical com Zabumba de Chita

8/6 – sábado

– 14h às 18h – Comunidade Educacional de Pirenópolis – Coepi (Pirenópolis/GO) – Oficina: Bonecos de vários materiais com a oficineira Izabela Nascente

Ingressos: Gratuitos

Mais informações: https://www.instagram.com/festivaldoboneco/ 

Tags: aproveite a cidadefestival do bonecogoiâniagoiásteatro sesc

Notícias relacionadas

Aparecida: Prefeitura e ACIAG realizam Expo Conecta & Arraiá da Cultura com música e negócios
Aparecida de Goiânia

Aparecida: Prefeitura e ACIAG realizam Expo Conecta & Arraiá da Cultura com música e negócios

Entre os dias 3 e 6 de julho, Aparecida de Goiânia recebe a Expo Conecta & Arraiá da Cultura. A realização é da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio...

Read moreDetails
Noite de Gala reúne talentos da dança goiana antes do maior festival do Brasil
Goiânia

Noite de Gala reúne talentos da dança goiana antes do maior festival do Brasil

De sexta a domingo, entre os dias 4 e 6 de julho, o palco do Teatro Escola Basileu França recebe a Noite de Gala, evento que reúne os bailarinos da...

Read moreDetails
Prefeitura de Goiânia promove 1ª Colônia de Férias no Clube do Povo Alto do Vale
Goiânia

Prefeitura de Goiânia promove 1ª Colônia de Férias no Clube do Povo Alto do Vale

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realiza a primeira edição da Colônia...

Read moreDetails
Sesc Goiás apresenta espetáculo Ficções com Vera Holtz no Teatro Goiânia
Goiânia

Sesc Goiás apresenta espetáculo Ficções com Vera Holtz no Teatro Goiânia

O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) promove nos dias 23 e 24 de julho o espetáculo Ficções com a atriz Vera Holtz, às 20h, no Teatro Goiânia, localizado no...

Read moreDetails
Goiânia recebe visita de Cláudio Delfini, referência nacional em danças circulares
Goiânia

Goiânia recebe visita de Cláudio Delfini, referência nacional em danças circulares

De sexta-feira (27/6) até domingo (29/6), Goiânia recebe a visita de Cláudio Delfini, referência nacional em danças circulares. Vindo de São Paulo, o focalizador faz parte da programação do projeto...

Read moreDetails
Cinemas Negros e Educação Antirracista encerra ciclo com exibição de filmes e roda de conversa no Sertão Negro
Goiânia

Cinemas Negros e Educação Antirracista encerra ciclo com exibição de filmes e roda de conversa no Sertão Negro

Neste sábado (28/6), às 17h, o espaço Sertão Negro, em Goiânia, recebe a última sessão do projeto “Cinemas Negros e Educação Antirracista”, com a exibição de duas obras relevantes do...

Read moreDetails
Projeto MPBeats faz dois shows gratuitos em Goiânia
Goiânia

Projeto MPBeats faz 2 shows gratuitos em Goiânia neste fim de semana

O projeto MPBeats realiza dois concertos abertos ao público em Goiânia, nesta sexta (27/06) e sábado (28/06), com entrada gratuita. Os shows acontecem no Teatro Goiânia Ouro, na sexta-feira (27/6),...

Read moreDetails
Em julho, Ateliê do Gesto leva “Dança Boba” para festival na França
Goiânia

Em julho, Ateliê do Gesto leva “Dança Boba” para festival na França

No ano em que completa uma década de trabalho, o grupo goiano de dança contemporânea Ateliê do Gesto estreia em terras francesas, levando o espetáculo “Dança Boba” para o Festival...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados