Entre os dias 16 e 26 de maio, e também no dia 8 de junho, o estado de Goiás será palco, pela sétima vez, do Festival do Boneco, que acontece em Goiânia, Anápolis e Pirenópolis. A mostra reúne os principais fazedores do teatro de formas animadas.
A programação completa no Instagram do Festival do Boneco. Toda a programação é gratuita. O evento acontece desde 2009 e esse ano conta com a produção da Bambolina Produções juntamente com a Ação Produtora de Eventos.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023 e pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. O evento conta também com o apoio da Oficina Cultural Geppetto e do SESC Goiás.
Com 23 obras programadas, um show musical, uma palestra com uma das mestras criadoras do teatro de Lambe-Lambe e uma oficina com a bonequeira Izabela Nascente, a expectativa é de que o 7º Festival do Boneco atinja milhares de pessoas, com atividades gratuitas em teatros, praças, escolas e espaços culturais de Goiânia, Anápolis e Pirenópolis.
Programação
Com espetáculos que falam de vida, de morte e da aceitação do diverso, de meio ambiente e de maternidade, de modas de viola e da cultura popular nordestina, a primeira semana do evento tem diversão garantida para todas as gerações de apreciadores do teatro de animação:
O Festival começa no dia 16 de maio, quinta-feira, às 19h, no Teatro SESC Centro, com a estreia da versão para os palcos do espetáculo “Barbas” da goiana Cia de Teatro Nu Escuro. P
No dia 17/5, sexta-feira, também às 19h, é a vez do grupo Terra Imaginária, de São Paulo, apresentar “Vida Secreta das Fraldas”, no Teatro SESC Centro.
No sábado (18/5) tem Cia Trucks, de São Paulo, no Teatro SESC Centro, às 15h, e Pigmalião Escultura que Mexe, de Belo Horizonte, na Oficina Cultural Geppetto, às 19h.
No domingo (19/5), às 15h, no Parque Mutirama é a vez da criançada se divertir muito, com a Mamulengo Fuzuê, do Distrito Federal.
A segunda semana começa com a programação do Festival do Boneco nas Escolas, levando obras inclusivas, como Dr. Raimundo, do Coletivo Justina, de Aparecida de Goiânia, ou provocando a curiosidade dos estudantes, através das caixas de lambe-lambe do Coletivo Lambes Goiano, para escolas dos bairros Jardim São José e Vila Isaura.
Nesta semana também será o encontro com uma das mestras criadoras do teatro de Lambe-Lambe, a baiana Denise di Santos, que fará uma roda de conversa na sexta-feira (24/5) na Oficina Cultural Geppetto.
Mesmo dia em que o espetáculo “Habite-me”, de Carolina Garcia Marques (Morro Reuter/RS), será apresentado no Teatro Goiânia, às 20h, apresentando ao público da capital como a arte ainda é capaz de nos lembrar sobre a brevidade da vida.
Por fim, no domingo (26/5) a Oficina Cultural Geppetto convida a todos, a partir das 17h, para que o público participe de um encerramento festivo, com Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe, incluindo a participação especial de Denise Di Santos, com sua caixa “A Dança do Parto”.
Por fim, acontece o show musical do grupo Zabumba de Chita, um coletivo de mulheres brincantes apaixonadas pela cultura popular brasileira, que desde 2017 pesquisa, toca, canta, dança e troca experiências sobre ritmos da cultura popular brasileira.
Assim, criam músicas autorais, e buscando uma ressignificação das tradições e ao mesmo tempo tendo como forte temática o protagonismo feminino na música e na vida. O quarteto é composto por Larissa de Paula, Isabella Rovo, Érika Ribeiro e Juliana Bernardes.
Festival do Boneco nas Escolas
No Festival do Boneco, alguns espetáculos especiais são apresentados em escolas de Goiânia. O primeiro deles será na sexta-feira (17/5). às 11h. O espetáculo “Bendito os Beneditos”, do grupo Inventor de Sonhos, de Olhos D’Agua/GO, deve divertir os jovens do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG.
Na segunda-feira (20/5), é a vez do Coletivo Justina e Teatro Ludos, de Aparecida de Goiânia, apresentar o Dr. Raimundo para os alunos da Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, no Jardim São José, em Goiânia.
A terceira imersão do Festival de Boneco na escola será através das caixas de teatro de Lambe-Lambe, com o Coletivo Lambes Goiano, e a sua Feira de Espiar. A intervenção será na terça-feira, 21/5, na Escola Munincipal Dona Belinha, na Vila Isaura, em Goiânia.
Mostra Teatro Lambe-Lambe
O Teatro Lambe-Lambe é uma casa de espetáculos em miniatura e autônoma, “que abriga em si a semente de narrativas que florescem na imaginação de cada espectador, de forma individual, em apenas três minutos”.
Para assistir ao espetáculo de miniaturas, o espectador precisa espiar por uma pequena abertura e acompanhar uma história com personagens, dramaturgia, iluminação, sonorização e todos os elementos que compõem uma sala de espetáculo de tamanho convencional.
Este estilo teatral brasileiro foi criado pelas artistas nordestinas Denise di Santos e Ismine Lima, em Salvador/BA, no ano de 1989, e leva esse nome em homenagem aos quase extintos fotógrafos lambe-lambe (também conhecidos como fotógrafos de praça), já que o formato da caixa cênica itinerante é semelhante às antigas câmeras desses fotógrafos.
Devido à fácil mobilidade e adaptabilidade, trata-se de uma maneira democrática de fazer teatro, com a possibilidade de atingir os mais diferentes públicos, especialmente aqueles para os quais o teatro convencional não consegue chegar.
Pela primeira vez dentro da programação do Festival do Boneco será realizado uma mostra destinada a esta linguagem teatral, com participação de 14 espetáculos de teatro lambe-lambe.
Assim, há representantes de cinco estados brasileiros e um do Chile, com destaque para a participação de uma das criadoras desta técnica, a baiana Denise Di Santos, que virá com o espetáculo “A Dança do Parto”, o primeiro espetáculo de teatro lambe-lambe.
Serviço: 7º Festival do Boneco | Goiânia, Anápolis e Pirenópolis
Espetáculos, locais e horários:
16/5 – 5ª feira
– 19h – Teatro Sesc Centro – Estreia de “Barbas” – Cia de Teatro Nu Escuro (Gyn/GO)
17/5 – 6ª feira
– 11h – CEPAE/UFG – “Bendito os Beneditos” – Inventor de Sonhos (Olhos D’Agua/GO)
– 19h – Teatro Sesc Centro – “Vida Secreta das Fraldas” – Terra Imaginária (São Paulo/SP)
18/5 – sábado
– 15h – Teatro Sesc Centro – “Expedição Pacífico” – Cia Truks (São Paulo/SP)
– 19h – Oficina Cultural Geppetto – “Seu Geraldo Voz e Violão” – Pigmalião Escultura que Mexe (Belo Horizonte/MG)
19/5 – domingo
– 15h – Parque Mutirama – “Benedito, Abençoado e Bendizido” – Mamulengo Fuzuê (Ceilândia/DF)
20/5 – 2ª feira
– 14h – Esc. Mun. Laurindo Sobreira do Amaral (Jardim São José) – “Dr. Raimundo” – Coletiva Justina e Teatro Ludos (Aparecida de Goiânia/GO)
21/5 – 3ª feira
– 15h30 – Esc. Mun. Dona Belinha (Vila Isaura) – “Feira de Espiar” – Coletivo Lambes Goianos (Goiânia/GO)
23/5 – 5ª feira
– 19h – Parque Ipiranga (Anápolis) – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe: A Dança do Parto; Guerra; Tupi or not Tupi?; Elza; Rosa; Julieta; O Mestre Tocador; O destino de Croquete; O Mundo após o parto; Sopa de Pedra; Um caminho para amar; A Cripta; Teatro a la carta.
24/5 – 6ª feira
– 10h – Oficina Cultural Geppetto – Roda de Conversa: O Teatro de animação – Com a Mestra Denise di Santos
– 20h – Teatro Goiânia – “Habite-me” – Carolina Garcia Marques (Morro Reuter/RS)
25/5 – sábado
– 18h30 – Comunidade Educacional de Pirenópolis – Coepi (Pirenópolis) – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe
26/5 – domingo
– 17h – Oficina Cultural Geppetto – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-lambe com participação especial de Denise Di Santos e “A Dança do Parto” de Salvador/BA
– 19h – Oficina Cultural Geppetto – Show Musical com Zabumba de Chita
8/6 – sábado
– 14h às 18h – Comunidade Educacional de Pirenópolis – Coepi (Pirenópolis/GO) – Oficina: Bonecos de vários materiais com a oficineira Izabela Nascente
Ingressos: Gratuitos
Mais informações: https://www.instagram.com/festivaldoboneco/