Prepare-se para ser surpreendido nos próximos dias com espetáculos de dança pela cidade! É que, pela primeira vez, Goiânia recebe o Festival Dança em Trânsito, um evento internacional de dança contemporânea. As apresentações acontecem de sábado (13/11) até terça-feira (16/11), no Teatro Sesi, no Setor Santa Genoveva, e em outros pontos da capital.
Já foram divulgadas apresentações, por exemplo, no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno; e no Parque Flamboyant, no Jardim Goiás. Portanto, trata-se de uma excelente programação cultural para quem vai ficar em Goiânia no final de semana prolongado pelo feriado de Proclamação da República. A data é celebrada na segunda-feira (15/11).
De acordo com a organização, o Festival Dança em Trânsito tem como objetivo “sair da caixa cênica do Teatro, dos palcos, e levar a população goianiense a vivência da dança e da arte”. Assim, a ideia é também popularizar expressões artísticas se aproximando das pessoas em locais públicos da capital.
O evento tem 27 companhias participantes. São grupos do Brasil, da Alemanha, do Canadá, da Espanha, da França, e de Israel. Além disso, há representantes do México, Reino Unido, Suíça e Uruguai.
Programação, inscrições e ingressos
O público pode acompanhar os espetáculos presencialmente ou pela internet. O Festival Dança em Trânsito é híbrido por causa da pandemia da Covid-19, que atualmente limita a capacidade de espaços culturais fechados. Ademais, é preciso seguir os protocolos sanitários, como distanciamento e uso obrigatório de máscara.
As transmissões ao vivo acontecem pelo canal do Teatro Sesi no YouTube. Para quem preferir ir ao teatro, os ingressos são trocados por um quilo de alimento não perecível. Os espetáculos, bem como seus horários, são divulgados nas redes sociais do Teatro Sesi. Mas aqui você também confere a programação completa.
Há ainda oficinas de criações gratuitas e workshop de danças. As inscrições podem ser feitas aqui. O encerramento do evento terá uma apresentação com os participantes das oficinas de criação. O resultado será apresentado no palco do Teatro Sesi, na terça-feira (16/11), às 20h.