Programada para acontecer nos dias 11 e 12 de junho, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, a Feira e-cêntrica está com inscrições abertas para expositores e também para atividades formativas. Assim, os candidator podem se inscrever por meio do site www.negalilu.com.br.
Editoras independentes, coletivos criativos, selos literários e artistas gráficos podem enviar suas propostas até 30 de maio, para participarem do processo seletivo. A Feira e-cêntrica é realizada pela negalilu editora e pela Casa da Cultura Digital. Além disso, em 2022 a feira conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
A e-cêntrica é uma das maiores feiras de publicações independentes do Brasil. Desse modo, nas edições anteriores reuniu expositores de todas as regiões do país. “Este é um momento de retomada, será necessário o apoio de todos os segmentos envolvidos com o livro, a literatura e a poesia para construirmos um evento relevante”, destaca a idealizadora e curadora da e-cêntrica, Larissa Mundim.
Segundo ela, a demanda por participação é que vai definir o tamanho da feira em 2022, podendo chegar a 80 expositores na Vila Cultural Cora Coralina. “A qualidade criativa e a representatividade são os critérios de desempate no processo seletivo”, esclarece Mundim. A taxa de inscrição a ser paga pelos selecionados é de 50 reais, para dois dias de evento.
Atividades formativas
A programação da Feira e-cêntrica também prevê atividades formativas gratuitas, entre 6 e 11 de junho, todas on-line. Assim, as oficinas e os bate-papos serão conduzidas por artistas profissionais de Goiás, conforme previsto no edital do FAC. As inscrições também estão abertas pelo site www.negalilu.com.br e as vagas serão disponibilizadas sem a realização de processo seletivo.
A artista visual e designer Luana Santa Brígida conduz a oficina de desenho com aquarela nos dias 7 e 9 de junho, às 19h. Além disso, a oficina de carimbo será ministrada pela arquiteta e artista visual, Ana Flávia Maru, em 8 de junho, às 18h30. No sábado (11/6), a feira programa oficina de poesia contemporânea, com beta reis, e oficina de modelagem de massinha como estratégia de estímulo à leitura, instruída por Larissa Toschi. Todas as atividades serão realizadas em sala virtual.
Outras quatro lives, transmitidas pelo Youtube e Facebook, estão previstas a partir de 6 de junho. O mercado editorial independente é o tema transversal destas atividades que têm como convidadas/convidados a jornalista Rosângela Chaves, a livreira Goiandira Ortiz, o publicador Mazinho Souza, entre outras/outros. Para estas atividades, não há necessidade de inscrição prévia.