A FARGO – Feira de Arte Goiás, a maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste, chega à 6ª edição. Em 2024, o evento acontece de 15 a 19 de maio, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC-GO), localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Toda a programação é gratuita.
O objetivo é representar o segmento das artes visuais e, para além, fomentar a produção artística e o escoamento em Goiânia e no Estado.
Desde 2017, somando as cinco edições anteriores, o evento recebeu presencialmente cerca de 40 mil pessoas. Além disso, outras 50 mil acessaram o site na versão on-line, desde 2021. O formato continua o mesmo, com stands expositores, entre galerias, escritórios, coletivos de arte, espaços institucionais e de parceiros de segmentos relacionados.
A feria é produzida pela Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada em implantação e execução de projetos eminentemente culturais, principalmente em artes visuais, atuando no mercado desde 2007, com escritório de projetos, escritório de arquitetura, galeria de arte, tudo concentrado na sede da empresa, localizada no Setor Sul, em Goiânia.
Desde sua fundação, a Arte Plena vem se especializando em profissionalização no segmento, realizando exposições, projetos de formação e residências, avaliações de acervos e outros serviços com a expertise de seus diretores, Wanessa Cruz e Sandro Tôrres.
Wanessa é administradora, estrategista, focada nas parcerias e no network. Sandro é mestre em História da Arte, curador e coordenador de projetos. Para o projeto da FARGO, a Arte Plena conta ainda com a direção artística da arquiteta Anna Carolina Cruz, responsável, principalmente, pela expografia do evento.
A exemplo dos mais importantes eventos de arte nesse formato pelo mundo, a FARGO se insere no lugar da responsabilidade com o setor das artes visuais no Estado.
A participação de galerias e representantes de serviços e produtos para produção artística nas quatro primeiras edições, fez com que a feira adquirisse o respaldo e a legitimidade junto aos profissionais do setor e também junto ao numeroso público visitante.
O circuito das artes na região Centro-Oeste, particularmente em Goiás, é exponencialmente crescente, com notável aumento nas demandas relacionadas nos últimos anos.
A FARGO, desde 2017, passou a ter um papel de importante relevância na consolidação desse ambiente favorável para a produção e os negócios em arte e atua diretamente no incremento dessas relações.
Uma das preocupações da feira é que o evento mantenha suas características originais, inclusive o aspecto da acessibilidade e democratização das ações, voltadas para todos os públicos
Outra característica da feira é a preocupação com a produção regional (GO, DF, MT, MS) e o escoamento dessa produção e isso se revela na curadoria dos artistas que participam do stand da Arte Plena, a curadoria dos demais stands, e com preferência para os regionais.
Além disso, há dois fomentos da feira: O Prêmio Estímulo, que seleciona e premia, através de edital, 20 artistas goianos ou residentes em Goiás, e o Prêmio Destaque, que premia três artistas participantes do evento que apresentem inovação em técnica, tema ou outra característica relevante para as artes.
Expositores
A lista de expositores tem galerias de SP (Janaina Torres Galeria), do DF (Referência Galeria, A Pilastra, Galeria Oto Reifschneider) e a maioria de galeria e escritórios de Goiás, como a Cerrado Galeria (GO/DF), Oca Goyaz, Espaço Ebner Galeria, Eliane Miclos e muitos outros.
Também é válido destacar o time de artistas expostos, nomes como: Siron Franco, Luiz Mauro, Valéria Pena Costa, Sanagê, Marcelo Solá, Paula Juchem, Antonio Oloxede, Camila Soato, Osvaldo Carvalho, Pitágoras, Galeno e tantos outros destacados, locais e nacionais.
Mais da programação
Na programação das ações formativas, patrocinadas pelos SESC Goiás, a feira apresenta um time de profissionais palestrantes como Márcio Harum (curador e pesquisador/SP), Cadu Gonçalves (curador independente/SP), Ana Paula Lopes (curadora assistente da Pinacoteca/SP) e Adriana Braga (doutora e consultora de artes/RJ).
Além disso, Nei Vargas (doutor e pesquisador, RS/SP), Leandro Mello (artista e agitador cultural/DF), Oto Reifschneider (doutor e galerista/DF).
Dentre as atividades programadas, a feira também manterá um espaço literário, onde acontecerão lançamentos de pelo menos 10 livros inéditos, de livros de arte ou projetos editoriais mais elaborados.
Completando a lista de espaços, a feira terá um espaço gastronômico – na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer e um lounge VIP – onde os galeristas e parceiros poderão relaxar e estreitar suas redes de relacionamentos.
A ideia é, para além do caráter cultural da exposição, proporcionar ao visitante a experiência mais ampla de um ambiente focado ao mesmo tempo em cultura, arte, negócios, colecionismo e bem estar.
Homenagem
Todo ano a FARGO homenageia alguma personalidade das artes e a escolhida dessa edição foi Célia Câmara, grande mecenas e incentivadora da cena cultural goiana por décadas, falecida em 1998.
Aliás, Dona Célia – como era conhecida por muitos – , sempre com o apoio do marido Jaime Câmara, foi uma pioneira no incentivo à produção artística local e deixou um legado para as gerações futuras que impactou definitivamente a forma dos goianos conviverem com arte.
A feira, durante os 5 dias de evento, recebe um grupo de artistas, colecionadores, professores, diretores de instituições, arquitetos, designers, galeristas, curadores, jornalistas, influenciadores, estudantes e uma camada da sociedade interessada em colecionismo e cultura em geral.
Lista de Expositores FARGO 2024
Casa Arte Plena
Casa Arte Plena/ Arte Popular
Oto Reifschneider Galeria de Arte
Referência Galeria de Arte
Cerrado Galeria
Casa da Fotografia
Janaina Torres Galeria
Oca Goyaz
Sanagê Esculturas
Espaço Ebner Galeria de Arte
Eliane Miclos
Coletivo Lote1
A Pilastra
Lounge VIP Castro’s
Espaço SESC
SEBRAE
Hidrolands Grafisch Atelier
FAV UFG
Prêmio Estímulo
MMarte
Müquifü Cultural
Canson e Pentel
Espaço Literário MMarte
Coletivo Rensga
RENKA
Clã Destinos
Ju e João
Ricardo Braudes
Augusto Mangussi
Jacobina
Serviço: 6ª FARGO – Feira de Arte Goiás
Quando: 15 a 19 de maio de 2024
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC-GO), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)
– Dia 15 – Abertura da feira: Das 18h às 21h (aberta ao público)
– De 16 a 19: Das 14 às 21h (aberta ao público)
Entrada: Gratuita (todas as palestras gratuitas, com certificado)
Mais informações e programação completa: @fargogoias