Goiânia recebe, no dia 27 de abril, a ExpoCavalhadas, evento que acontece pela primeira vez com o objetivo de divulgar as Cavalhadas de Goiás, e que terá uma encenação da batalha entre mouros e cristãos. Assim, acontecerá a partir das 9h, na Praça Cívica, no Centro da cidade. Além disso, a iniciativa visa atrair investidores para apoiar essas manifestações artísticas que, inclusive, estão em processo de registro para se tornarem patrimônio cultural de Goiás.
Representantes das 12 cidades que fazem parte do Circuito das Cavalhadas estarão em Goiânia para a ExpoCavalhadas. Dessa forma, irão apresentar elementos dessa tradição secular, que atrai milhares de pessoas a diversos municípios goianos.
De acordo com o Secretário de Cultura, César Moura, o evento é uma oportunidade para os goianos terem um contato mais próximo com os cavaleiros. “As Cavalhadas é uma festa muito grande no interior, mas pouco conhecida na capital. Queremos mostrar essa cultura para os goianienses e também para investidores que podem apoiar esse evento e, assim, ajudamos a popularizar e fomentar ainda mais essa tradição”, explica César.
Neste ano, o Governo de Goiás repassará R$ 1,8 milhão para o Circuito das Cavalhadas. A medida faz parte do Programa de Interiorização da Cultura, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). Portanto, irá auxiliar a manutenção e realização das festividades nos 12 municípios do Circuito: Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha e Hidrolina. Ademais, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Posse, além da cidade de Goiás, principal novidade da temporada, que retorna após mais de 70 anos.
O Circuito das Cavalhadas retorna com o avanço da imunização em todo o estado, após dois anos de suspensão devido a pandemia da Covid-19. As festividades ocorrem entre junho e setembro, após os festejos do Divino Pai Eterno.
Cavalhadas de Goiás
As Cavalhadas são representações cênicas de origem europeia que retratam a batalha entre mouros e cristãos durante a idade média. Elas foram instituídas pela rainha Isabel de Portugal e retratam, principalmente, a disputa entre Carlos Magno e os sarracenos (islâmicos) pela região sul da França.
Em Goiás, a festividade foi trazida pelos bandeirantes portugueses e é realizada há mais de 200 anos. Os cavaleiros e os mascarados são os principais personagens da festa. Os primeiros se vestem de azul (cristãos) ou vermelho (mouros) e empunham lanças, espadas e garruchas. Já os mascarados representam o povo.
A encenação geralmente dura três dias, sendo que há uma nova batalha em cada um deles. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Serviço: ExpoCavalhadas em Goiânia
Quando: 27 de abril
Horário: Apartir das 9h
Onde: Praça Cívica – Centro