Cancelar, adiar, suspender, remarcar eventos culturais estão entre as medidas para conter os efeitos da pandemia do coronavírus. Afinal, é preciso evitar aglomerações e ficar em casa o quanto for possível. Mas como fica a arte? Como difundir cultura? Os produtores e artistas estão se reinventando e o que se viu nos últimos dias é uma série de eventos on-line de cultura sendo agendados. É para viver e aproveitar pela internet!
Apostando na difusão de expressões artísticas na web, a coordenadora do Sarau das Minas GO e do Sarau Solidário, Carol Schmid, criou versões dos dois eventos culturais on-line. “Diante da impossibilidade de fazer um sarau presencial, o on-line veio como uma alternativa para a gente continuar compartilhando a nossa arte, aflições, dores e amores”, conta a escritora.
Saraus na internet em diferentes formatos
O Sarau das Minas GO soma 24 eventos itinerantes e presenciais nos últimos três anos. E, nesta terça-feira (17/3), abriu inscrições para sua primeira edição on-line. Assim, até o dia 31 de março a organização receberá por e-mail trabalho artísticos feitos por mulheres, cis e também trans.
Serão aceitos vídeos de até 10 minutos de poemas, música, danças e expressões corporais, cenas e imagens autorais. Não há necessidade do trabalho ser inédito. As obras selecionadas serão expostas por meio de posts diários nas redes sociais do sarau, a partir de segunda-feira (23/3). A forma de envio e de exposição dos trabalhos, segundo a coordenadora, busca ser a mais inclusiva e acessível possível, uma vez que as obras serão acessadas no Instagram, Facebook e Youtube.
Já o Sarau na Lua, promovido pelo Grupo Contramão, também de Goiânia, no próximo sábado (21/3), optou por um formato diferente, com até 250 pessoas conectadas por chamada de vídeo. Essa conferência usará a ferramenta gratuita Google Hangout. Os artistas registrarão suas performances pela câmera do celular ou computador. As inscrições são feitas pelo e-mail [email protected]. Quem quiser apenas assistir também tem de se inscrever.
Quando a única barreira é a internet
Transformar um sarau presencial em um acontecimento na internet foi uma solução alternativa e de resistência artística na avaliação da coordenadora do Sarau das Minas GO, Carol Schmid. E a iniciativa já traz algumas lições. “É claro que a edição on-line não tem o calor do momento, o abraço, mas ao mesmo tempo ampliou o alcance do sarau, que eu nem tinha noção que ele chegaria”, afirma Carol.
Sem a necessidade de presença do artista, o sarau on-line já contará com trabalhos de mulheres de São Paulo e da Bahia, isto porque os envios começaram a menos de 24 horas. Há expectativa de receber obras internacionais. “Quero continuar com as edições on-line de tempos em tempos.”
Independentemente do ambiente, a organizadora ressalta que o objetivo do sarau continua o mesmo: “proporcionar um ambiente seguro para as mulheres se manifestarem artística e livremente”. Já passaram pelo palco do evento mais de 200 mulheres, de 3 anos a 94 anos.
Artistas se apresentam em eventos on-line e tem até festivais
O ator Tiago Rener é goiano e estava com apresentações do espetáculo solo, Pão, agendadas no Rio e em Fortaleza durante o mês de março. Todavia, a agenda foi suspensa por causa das medidas de contenção da epidemia do coronavírus. De volta a Goiânia e em quarentena com a família, Tiago decidiu colocar em prática a Semana da Arte em Casa. Ou seja, uma série de eventos on-line, transmitidos por lives em seu perfil do Instagram.
“Pensei em produzir lives pelo Instagram com conteúdo intelectual e artístico durante a semana de 22 a 28 de março, todos os dias, às 20h”, contou o também produtor teatral. A cada dia da semana a live terá um convidado. Obviamente, tudo feito à distância, cada um logado em sua própria rede social. Assim, já estão programados recital de poesias, discussão sobre cinema e até um tributo à Elis Regina.
E, em meio a tantas soluções criativas na internet, tem até festival de música com 60 atrações, em formatos intimistas, pronto para ser colocado em prática no Brasil. O Festival Fico em Casa BR é a versão nacional do evento on-line criado em Portugal. Cantores, compositores e bandas se mobilizaram “para romper o isolamento, repor as energias e nutrir as pessoas de cultura”. Portanto, de 24 a 27 de março vai ter muita música boa ao vivo na internet, mas o line up ainda não foi divulgado.
A Universal Music também está promovendo o Festival Música em Casa, de 20 a 29 de março, com cinco shows por dia, das 19h às 21h30, no Instagram. Cada show dura 30 minutos e uma das atrações confirmadas é a cantora Sandy.