O governo de Goiás receberá, nos próximos dias, 81,8 mil doses da vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado, por meio de suas redes sociais. Além disso, o político afirmou que irá solicitar à Assembleia Legislativa de Goiás um projeto para destinar R$ 60 milhões para a compra de imunizantes. No total, a iniciativa quer adquirir 1 milhão de doses, por R$ 60 cada, para o combate do coronavírus em Goiás.
O governo estadual esperava receber, no total, 160 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana. Porém, o número enviado pelo Ministério da Saúde foi inferior. Assim, das 81,8 mil vacinas que o Estado irá receber, serão 53 mil doses da AstraZeneca, suficientes para imunizar todos os idosos acima de 80 anos em Goiás. Além disso, chegam ao Estado 28,8 mil unidades da CoronaVac.
Permissão para compra de vacinas contra a Covid-19 por estados e municípios
O anúncio de novas vacinas foi feito após a formação de maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) para permitir a compra das vacinas contra a Covid-19 por Estados e municípios. Essa compra só será possível caso a União descumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Trabalho no sentido de recuperar o tempo perdido. Se essa alternativa foi dada pelo Supremo (STF), vamos atrás dela. Vamos usar todo nosso prestígio internacional, com embaixadas e contatos que temos”, afirmou Caiado.