Goiânia será sede, a partir desta segunda-feira (14/6), da Copa América 2021. Assim, o jogo de estreia será às 21h, entre Paraguai e Bolívia, que estão no Grupo A. Esta é a segunda vez que o Estado de Goiás receberá o evento. Em 1989, quando recebeu a competição pela primeira vez, os jogos foram no Estádio Serra Dourada. Desta vez, a competição acontecerá no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, no Centro de Goiânia.
No total, Goiânia irá receber sete partidas da Copa América 2021. Assim, além do jogo desta segunda-feira, 0 Estádio Olímpico recebe mais quatro jogos na primeira fase, todos do Grupo B (Colômbia x Venezuela, Colômbia x Peru, Equador x Peru e Brasil x Equador). Ademais, receberá duas partidas das quartas de final, nos dias 2 e 3 de julho. Além do Olímpico, o Estádio Serra Dourada servirá como suporte para treinos das seleções sul-americanas.
Copa América 2021 não terá público
Devido a pandemia da Covid-19, a Copa América 2021, em Goiânia e nas outras sedes (Rio de Janeiro, Brasília e Cuiabá), será realizada sem público e seguirá protocolos sanitários. A realização da competição foi muito questionada nas últimas semanas, já que o Brasil é um dos países com maior número de mortes do continente devido ao coronavírus.
O evento, que aconteceria na Argentina, foi cancelado no dia 31 de maio por causa do aumento dos casos de Covid-19 no país. Porém, no dia 1º de junho, a competição foi confirmada no Brasil pelo governo federal, Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Esta será a terceira vez que o Olímpico receberá uma competição internacional. Em 2019 o estádio foi uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17, e em 2020 recebeu uma partida da Copa Sul-Americana. Esta será a primeira vez que a seleção brasileira principal vai atuar no estádio mais tradicional da capital goiana.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, a qualidade do gramado do Estádio Olímpico, além do local ter recebido outras competições internacionais nos últimos anos, foi determinante para a escolha da arena para a Copa América 2021. Ademais, ele lembrou quais os protocolos de segurança sanitária serão seguidos.
“Todos devidamente testados, seguindo normas. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado para que a gente faça uma competição totalmente segura”, afirma.
* Com informações da Seel-GO