Após o sucesso da turnê realizada na Europa em 2022, o espetáculo goiano Espécie chega, neste mês de setembrom a três países da América do Sul: Uruguai, Argentina e Chile. A montagem tem uma trajetória de mais de 10 anos e mais de 100 apresentações no Brasil. Ao todo serão sete apresentações, que serão realizadas de 4 a 14 de setembro, em renomados teatros destes países.
O projeto de circulação internacional da peça conta com apoio da Lei Federal Paulo Gustavo, mecanismo de fomento operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Com direção de Valéria Braga e atuação de Rodrigo Cunha, Espécie é uma experiência teatral única, denominada de teatro físico, que convoca a plateia a se desconectar do mundo virtual e mergulhar numa vivência coletiva e presencial desafiadora.
Ao entrar no teatro as pessoas são convidadas a desligar os celulares e a escuridão envolve o espaço cênico em que o ator Rodrigo Cunha, manuseando a luz de seu próprio celular, leva a plateia a vivenciar “uma simbiose sensorial de espanto com o corpo do ator em constante transformação”, afirma o texto sobre a peça.
A nova turnê terá início em Montevidéu (4 e 5/9), seguida por Chile; Buenos Aires (7 e 8/9) e Córdoba (11/9), Argentina; e Santiago do Chile (13 e 14), Chile.
Espécie, inquietações artísticas
O espetáculo Espécie é fruto de três anos de pesquisa da diretora e atriz Valéria Braga e do ator Rodrigo Cunha. A cada espaço conquistado é uma experiência compartilhada muito singular, pontua Valéria.
“O espetáculo não é para o público, mas é com o público”. A diretora espera repetir o sucesso e a acolhida da primeira turnê internacional de Espécie, que encantou o público espanhol e português na passagem pela Europa há dois anos. “Importante é o intercâmbio, o diálogo com o público, as cidades e os artistas do Brasil e de outros países. É um gesto de abertura, uma janela que fortalece a nossa arte”, conclui.
Já o desafio do ator “é dar conta do seu próprio mergulho nas camadas mais intrínsecas do ser para erigir-se nas metamorfoses que desafiam os limites do próprio corpo e ao mesmo tempo ser o iluminador de todos os acontecimentos, unicamente com a luz da lanterna de um celular. É um monólogo só corpo em sua potência de metamorfose, estabelecido por fios invisíveis de perplexidade e abandono.
Serviço: Segunda turnê internacional do espetáculo Espécie
– Data e locais de apresentação:
4 e 5 de setembro – 21h
Centro Cultural Terminal Goes
Av. Gral. Flores esquina, 11800 Montevideo
Montevideo, Uruguay
Entrada gratuita
7 e 8 de setembro
7/9 – ás 21h
8/9 – às 20h30
Aérea Teatro
BartoloméMitre 4272 – Buenos Aires – Argentina
– Valor do ingresso: $6.000 (seis mil pesos)
11 de setembro – 20h
Teatro Real – Sala Azucena Carmona
San Jerónimo 66, Córdoba, Argentina
– Valor do ingresso: $3.000 (tres mil pesos)
Entradas em: https://ventas.autoentrada.com/events/especie-teatro-fisico
13 e 14 de setembro
12h – Espacio Vitrina
Marin 0349, Providencia
Santiago de Chile