A Goiás Turismo conseguiu uma vaga na “Missão Visit Brazil na Europa” em 2024. Organizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a ação tem o objetivo “de promover destinos nacionais e fortalecer parcerias internacionais, atraindo visitantes e investimentos estrangeiros”.
Goiás foi selecionado no processo para integrar a comitiva brasileira e participar no estande do Brasil/Embratur nas Feiras Internacionais de Turismo de Lisboa, em Portugal, e de Berlim, na Alemanha.
Os atrativos turísticos goianos vão ser exibidos de 28 de fevereiro a 3 de março na Bolsa de Turismo Lisboa (BTL) para milhares de visitantes e mais de 1,4 mil expositores – pesquisas demonstram que 98,3% dos profissionais que frequentam o espaço recomendam a visita a outros profissionais.
A Bolsa é a maior mostra internacional da diversidade e qualidade da oferta turística, e seu foco é alavancar o crescimento do setor.
A exposição na Alemanha será na maior feira internacional de viagens, a Convenção ITB Berlin. O ecoturismo goiano vai ser apresentado de 5 a 7 de março.
O tema do ITB 2024 é “Pioneiros na Transição em Viagens e Turismo” e o público esperado é de 160 mil pessoas. Além das exposições, o evento contará com palestras de negócios, ciência e política, além de debates sobre os desafios atuais e futuros do ramo em quatro palcos, com 17 faixas temáticas.
Turismo de Natureza em Goiás
Goiás vai mostrar principalmente os atrativos de natureza, aventura e ecoturismo. Aí estão a Chapada dos Veadeiros, com o maior quilombo do Brasil, no território Kalunga.
Também o Parque Estadual de Terra Ronca, que abriga o maior complexo de cavernas da América do Sul; os encantos da Região do Ouro com suas cidades históricas e o Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesia do mundo.
Também serão apresentados os queijos e vinhos da Rota dos Pireneus; a maior estância hidrotermal do mundo, em Rio Quente e Caldas Novas, e a pesca esportiva em meio às belezas do Rio Araguaia.
Além disso, Formosa, com a emoção do Salto do Itiquira, as paisagens, garimpos e joias de Cristalina, e a gastronomia goiana, com pratos criados com ingredientes regionais únicos.
Para o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, “o europeu busca experiências ao ar livre e vamos mostrar o que a gente tem em termos de natureza, através da divulgação das 12 Regiões Turísticas de Goiás, apresentando roteiros, atrativos, acomodações, alimentação, particularidades culturais, festas e eventos para conquistar turistas e investimentos para Goiás”.
Com investimentos importantes no Turismo, o Governo do Goiás reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor, atração de visitantes e a consequente movimentação da economia, com geração de empregos e renda aos goianos.