A cidade de Goiás, a 140 km de Goiânia, recebe a 19ª edição do Festival de Vídeo e Cinema Ambiental (FICA) até domingo (25/6). Para quem não pôde usufruir da quantidade e variedade de mostras e intervenções culturais desde o início do evento, na terça-feira (20/6), uma alternativa mais que tradicional é ir até a antiga capital do Estado para aproveitar o final de semana.
Se optar por dormir na cidade histórica, tente programar a hospedagem antes de pegar a estrada. As opções são restritas e grande parte de hotéis, pousadas e hospedarias estão lotados, uma vez que o festival está entre as principais datas do calendário turístico local. Em caso de “bate e volta”, dá para se organizar e desfrutar o clima de FICA e atrações da cidade mesmo com horas contadas.
Algumas dicas são de praxe para andar pelas ruas de pedra de Goiás. Opte por sapatos confortáveis. No centro histórico, há restrições de tráfego. Atente-se à temperatura. Ela oscila bastante ao longo do dia. Dependendo da hora, melhor levar um casaquinho. Mas ao longo do dia costuma fazer muito calor. No final de semana, a mínima chega a 14°C e a máxima a 31°C.
Verifique, primeiramente, a programação oficial do FICA, separe filmes que quer assistir. O tema deste ano é “Cidades sustentáveis – os desafios do século XXI”. As exibições ocorrem no recém-inaugurado Cine Teatro São Joaquim e no Cine Cora Coralina, prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que durante o festival vira um cinema. Desde quinta-feira, as salas estão cheias. Então, chegue cedo para garantir o lugar. Também há shows pela cidade.
Confira a programação completa de filmes aqui!
SHOWS E APRESENTAÇÕES
Sexta-feira
19h30 – Pedro Braga e Luiz Chaffin, na Igreja São Francisco;
20h10 – Brasil In Trio interpreta Alessandro Branco Com a Corda Toda, Igreja São Francisco;
20h30 – Nilton Rabello, Palácio dos Arcos;
21h15 – O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à Sua Calma, Bruna Mendez, no Palácio Conde dos Arcos;
Sábado
19h30 – Rua 57 – Grupo Vida Seca, na Igreja São Francisco;
20h30 – Banda de Câmara Tonico do Padre, na Igreja do Rosário;
20h30 – Laércio Correntina, no Palácio Conde dos Arcos;
21h15 – A Ideia do Novo Não Para, Tônzera, no Palácio Conde dos Arcos;
22h30 – “Destemperado”Jukebox From Hell, no Palácio Conde dos Arcos;
Domingo
19h – Show Molho Pardo, com Pádua, na Praça de Eventos;
20h – Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda, na Praça de Eventos;
PARA COMER BEM
Dalí Sabor e Arte
Restaurante bastante tradicional de Goiás. Empadões e panelinhas são bem gostosos. O cardápio é a la carte.
Endereço: Rua 13 de Maio, nº 26 – Goiás;
Flor do Ipê
O valor é fixo por pessoa no almoço e o lugar está sempre bem movimentado. O restaurante mescla-se ao quintal da casa. Frango caipira ao molho, galinhada, guariroba… comida tipicamente goiana. À noite, funciona a la carte.
Endereço: Praça da Boa Vista, nº 32 – Goiás;
Manduzanzan
Este é para investir um pouco mais de dinheiro, experimentar boa comida e curtir a estrutura do lugar, um hotel fazenda. Tudo é feito no fogão à lenha. O menu incluiu peixes e pernil.
Endereço: Saída norte, a 7 km do Centro histórico da cidade de Goiás;
Espaço Ouro Fino Pizzaria e Restaurante
Pizzaria voltada para a Praça do Coreto. Tomar um vinho por lá em noites mais frias é boa pedida. Mesas são colocadas na rua e apresentações de cantores são recorrentes.
Endereço: Praça Castelo Branco nº 18 – Centro, Goiás;
Restaurante Braseiro
A comida é tipicamente goiana e feita no fogão à lenha. É comum que as pessoas se sentem sob a sombra de uma árvore logo em frente ao restaurante ou aproveitem uma rede para a soneca pós almoço.
Endereço: Praça Chafariz 3 – Goiás;
PARADA OBRIGATÓRIA
Mercado Municipal de Goiás
Reformado e reinaugurado no ano passado, o mercado está lindo. O local oferecerá produtos artesanais, boas histórias dos comerciantes e comida saborosa para almoço, lanche e happy hour. Frango caipira ao molho, quiabo e angu. Se quiser, passam um bife na hora também. O preço é bem justo. No cair da noite, os restaurantes viram bares. Experimente os famosos empadões e os bolinhos de arroz.
Endereço: Rua 15 de novembro, nº 13 – Goiás;
PARA BADALAR
Morro do macaco molhado
O bar é escondidinho, bem simples e com forró de madrugada. Não se prenda a formalidades, prove a pinga de mutamba e caia na dança. O lugar abre às 20h e só fecha às 5h.
Endereço: Praça Araguari – Goiás;
Casa Verde
O Salve coletivo desembarcou em Goiás com o propósito de resolver principalmente a indecisão noturna após o encerramento da programação diária do FICA. Entre as atrações: Felamacumbia, DJs, bloco de rua, samba e exposições. Na casa, comidinhas ficam a cargo do P di Pizza e o bar é comandado pelo Ideologia 62. Sim! Passa cartão (menos para o ingresso).
Endereço: Rua Ernestina, nº 478 – Goiás.