O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado nesta segunda-feira (28/6), e a prefeitura de Goiânia irá realizar uma programação especial para a data. Assim, o evento será realizado pela Superintendência de assuntos LGBTQIA+ (SMDHPA) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da capital. O objetivo é reforçar a construção de políticas públicas e afirmativas que preservem os direitos deste grupo, “tendo como norte o respeito e a equidade com base no gênero e na diversidade sexual”.
A programação do Dia do Orgulho LGBTQIA+ em Goiânia terá parceria com o Hemocentro de Goiás. Dessa forma, haverá agendamento para doação de sangue através do telefone (62) 3524-2802. Além disso, um balcão de oportunidades irá ofertar oficinas profissionalizantes à população LGBTQIA+. Ademais, acontece um mutirão de retificação de prenome e gênero e entrega de documentos já retificados no local. Todas as ações acontecem na Secretaria de Direitos Humanos, na Rua 99, no Setor Sul.
O Dia do Orgulho LGBTQI+ da prefeitura de Goiânia será encerrado, às 19h30, com uma projeção de filmes curta-metragem produzidos e roteirizados por pessoas trans de todo o Brasil que participaram do projeto Audiotransvisual. No total, participaram 21 meninas, oito rapazes e uma pessoa não binária, de 13 estados brasileiros.
Balcão de oportunidades do Dia do Orgulho LGBTQI+ em Goiânia
As oficinas, totalmente gratuitas e voltadas para a população LGBTQIA+, serão oferecidas pela SMDHPA e parceiros. Dessa maneira, as inscrições podem ser feitas das 8h às 18h de segunda-feira, na própria secretaria.
O balcão de oportunidades terá oficinas para barista, garçom e garçonete e também para sistemas de pedidos para bares. Além disso, para bartender e atendimento em balcão de casas noturnas.