A prefeitura de Goiânia divulgou, nesta terça-feira (22/6), um novo decreto municipal. O documento traz mudanças no funcionamento de escolas, bares e restaurantes na capital até o dia 6 de julho. Portanto, vale pelos próximos 15 dias.
Nesta terça-feira, dia da publicação do novo decreto em Goiânia, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento do corononavírus era de 91%. Além disso, a ocupação nas enfermarias era de 73%.
Confira como será o novo decreto em Goiânia nos próximos 14 dias
O novo decreto em Goiânia ampliou, de 30% para 50%, a ocupação nas escolas da capital. A regra é válida para estabelecimentos privados de ensino regular nas etapas infantil, fundamental, médio e superior.
Segundo o decreto da prefeitura de Goiânia, as escolas terão que funcionar limitadas à capacidade que assegure distância de 1,5m entre os alunos, professores e demais funcionários nas atividades educacionais presenciais. Além disso, para a realização de cursos livres, deverá ser limitado à lotação máxima de 50% de sua capacidade de acomodação, nas atividades presenciais.
O funcionamento de bares e restaurantes em Goiânia também foi alterado no novo decreto em Goiânia. Assim, poderão abrir todos os dias, das 11h às 23h, mas muda a forma de cálculo de capacidade destes locais. Dessa maneira, deixa de ser usada a capacidade máxima de 30%, e passa a valer a distância mínima de dois metros entre as mesas. A ocupação máxima é de 6 pessoas por mesa. As bebidas alcoólicas poderão se vendidas até às 23h na capital.
Além disso, as apresentações musicais ao vivo do tipo “voz e violão” seguem, limitadas a dois integrantes e som ambiente. Porém, o som mecânico volta a ser liberado. Ademais, segue liberado o funcionamento de brinquedotecas, desde que respeitado o número máximo de crianças. As distribuidoras poderão funcionar na capital, das 8h às 22h.
Mais medidas
O decreto da prefeitura da capital mantém o funcionamento do comércio, que abre das 9h às 17h na capital. Já os serviços podem abrir das 12h às 20h. Ademais, shoppings, galerias e centro comerciais funcionam das 10h às 22h. Salões e barbearias poderão funcionar das 12h às 21h.
O Mercado Popular da 74 fica autorizado a funcionar. Assim, estão liberadas apresentações musicais ao vivo, também limitada a dois integrantes, com distanciamento de dois metros entre eles. Também volta ser permitido som mecânico.
O novo decreto em Goiânia continua liberando eventos, com limite de 75 pessoas presentes e sem aglomerações. As academias podem funcionar, mas com capacidade de 30%, respeitando os protocolos de segurança, bem como organizando o atendimento dos alunos com o maior espaçamento possível.
Cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas seguem permitidas, porém, com capacidade de 30%. Além disso, deverão ter três horas de intervalo entre cada uma das atividades.
Feiras livres também podem ser realizadas, sem consumo de alimentos no local, segundo o novo decreto da prefeitura de Goiânia. Ademais, o Parque Mutirama e o Zoológico da capital poderão continuar recebendo público, mas com 30% de sua ocupação.
A região da 44 continua aberta, mas deve restringir a lotação dos estabelecimentos à quantidade máxima de 50% de sua capacidade.