O Parque Flamboyant, uma das principais áreas verdes de Goiânia, fica localizado no Jardim Goiás, bairro nobre da capital, e tem uma história curiosa. Ela começa na década de 1950 com a doação de parte da área que compõe o parque que conhecemos hoje. Naquela época, já havia a ideia de implementar um parque que garantisse muito verde e atrativos para o bairro, que tem seu processo de habitação acelerado a partir dos anos 80. Porém, o Parque Flamboyant só se concretiza nos anos 2000, gerando novo pico de interesse pela região.
A convite da GPL Incorporadora, que está lançando o Naturia Viver Parque Flamboyant, o novo empreendimento da Incorporadora, o Aproveite a cidade publicará ao longo de março de 2023, uma série de reportagens para você conhecer mais o bairro. Além de aspectos históricos, a série destaca como é viver e desfrutar de toda a tranquilidade e conveniência dessa região da cidade. Se você quer saber mais sobre o Naturia Viver Parque Flamboyant , clique AQUI.
Situado na região Sul de Goiânia, o Parque Flamboyant tem cerca de 125 mil m² de área. O espaço é ocupado por ampla área verde e dois lagos. Ainda é possível encontrar matas remanescentes de Mata de Galeria e Veredas de Buritis, bem como outras árvores nativas do Cerrado.
Assim, é um ponto de refúgio para quem quer descansar, passear com a família, com os pets ou até fazer um piquenique. Além disso, é ideal para quem gosta de se exercitar, caminhar ou correr em alguma das suas pistas ou andar de bicicleta em sua ciclovia.
Também tem áreas voltadas para as crianças, com playgrounds para os pequenos brincarem, e até um Jardim Japonês. Ademais, é muito utilizado para realização de eventos, como feiras, shows e apresentações culturais. No local, ainda há quiosques, com venda de água, água de coco e picolés, por exemplo.
A história do Parque Flamboyant
O nome completo da área verde no Jardim Goiás, em Goiânia, é Parque Flamboyant Lourival Louza. Ele é a pessoa que doou a área para a construção do parque. Assim, de acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), mesmo de criado em 1950, junto com a aprovação do loteamento da gleba, só foi implantado em 2004, com a doação da área conhecida como “Automóvel Clube de Goiás”, que havia sido fundada em 1962, com mais de 87 mil m². Posteriormente, a área em seu entorno passou a receber empreendimentos de alto padrão.
Na aprovação do projeto original do Jardim Goiás, de 1950, foram destinadas duas áreas públicas. Elas estavam localizadas ao longo do curso d’água identificado como Córrego Sumidouro. Desse modo, a história mostra que, no remanejamento do Jardim Goiás, as duas áreas do projeto original juntaram-se formando apenas uma, que hoje compõe o Parque Flamboyant.
Segundo a arquiteta e urbanista Lana Jubé, o surgimento do Estádio Serra Dourada e do Shopping Flamboyant são marcantes para a habitação do Jardim Goiás, e, consequentemente criação do parque. “A ideia era levar o crescimento para aquela região da cidade”, afirma.
Lana Jubé diz ainda que, durante a implantação do Parque Flamboyant, houve uma preocupação com as nascentes e os fundos de vale, ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas das chuvas, no local. “Goiânia é percussora de alguns instrumentos para manter os cursos e as nascentes em parques e áreas verdes, e isso foi feito nesta área da cidade”, salienta.
Importância da área verde para a capital
O Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, é um dos locais que contribui para Goiânia ser considerada a capital brasileira que possui o maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes. A informação é do Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau) da prefeitura municipal.
Desse modo, conforme levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), baseado no Censo de 2010, a cidade tem 94 m² de áreas verdes para cada cidadão. De acordo com a Organização das Nações unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha, pelo menos, 12 m² por cada morador. Ou seja, Goiânia supera a meta com um índice sete vezes maior do que o recomendado.
Jardim Goiás: bairro reflete a valorização imobiliária da capital
O Jardim Goiás é, hoje, um dos bairros mais valorizados de Goiânia. O dado é confirmado pelo Índice FipeZAP+, que acompanha os preços de imóveis residenciais e comerciais em todo o País. Inclusive, o preço médio do metro quadrado na capital registrou, em 2022, um aumento acumulado de 20,1%. O percentual corresponde à segunda maior valorização do País.
No Jardim Goiás, por exemplo, essa mensuração alta de ganho de valor de imóveis acontece pelas diversas comodidades para seus moradores, como supermercados, restaurantes, padarias, pizzarias e bares. Além disso, a região ainda tem escolas, academias e outros empreendimentos para toda a família.