O bairro de Campinas será o destino de uma saída fotográfica do coletivo Goiânia em Fotos (@goianiaemfotos) neste sábado (19), a partir das 9h. O propósito é reunir pessoas interessadas por fotografia, arquitetura e pela história da cidade. No instante de um clique, criar novas conexões com o meio urbano e memórias afetivas. A concentração será na Igreja Matriz de Campinas e o passeio de 2,6 km, a pé, passará por nove pontos marcantes do setor.
A escolha do lugar para a caminhada, que faz parte das comemorações dos três anos do coletivo e que ocorre no Dia Mundial da Fotografia, é simbólica. “Foi pensando em um bairro com grande carga histórica e que fica além da região central de Goiânia”, contou uma das organizadoras do coletivo, Marina Muniz. A ideia é que em 2017 as saídas que privilegiavam a região central, abarquem destinos variados.
No roteiro, estão o Instituto Gustav Ritter, o Colégio Santa Clara, o Ginásio de Esportes, a Praça Joaquim Lúcio, a Biblioteca Cora Coralina, o Mercado de Campinas, a Capela Santo Antônio, o Estádio Antônio Accioly e o Grande Hotel. A atividade em Campinas é gratuita, mas para assegurar a participação é necessário fazer um cadastro online.
Todos os dispositivos fotográficos são bem-vindos. Não se acanhe. Valem câmeras amadoras, profissionais, analógicas e telefones celulares. Haverá oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos técnicos com o fotógrafo e editor do jornal O Popular, Weimer Carvalho. Assim, é possível melhorar o desempenho com o que se tem em mãos.
O urbanista e arquiteto Rodolpho Teixeira, que desenvolveu um roteiro histórico de Campinas voltado para o pedestre (já mostrado pelo Aproveite a cidade), guiará os participantes com informações sobre cada local visitado. Os convidados são sempre pessoas próximas ao coletivo que se encaixam no com o propósito da atividade. “Sempre tivemos um retorno positivo”, afirmou Marina.
O Goiânia em Fotos já registrou o Cemitério Santanna e o Centro Cultural Oscar Niemeyer. No Centro, foram tantas saídas que os membros do projeto já perderam a conta. As imagens do coletivo ajudaram na produção de dois livros, “Ocupa Goiânia 81 Anos” e “Maiores de 21: histórias da gastronomia do centro de Goiânia”. Conversas, oficinas e exposições são outras ações realizadas pelo grupo.
O coletivo
O trabalho do Goiânia em Fotos para sensibilizar o olhar fotográfico das pessoas a partir da apropriação de espaços da cidade começou em 2014, como um projeto de Extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2015, formou-se o coletivo, que atualmente tem 10 integrantes.
Diariamente, o projeto usa as redes sociais para postar fotografias de qualquer pessoa interessada em compartilhar um pouco da sua percepção sobre a capital. As fotos podem ser enviadas para o e-mail [email protected]. Basta informar o nome do autor e o bairro em que o registro foi feito.
Goiânia em Fotos
Instagram: @goianiaemfotos
Facebook: www.facebook.com/goianiaemfotos
Tumblr: www.goianiaemfotos.tumblr.com