A Sé Galeria, em São Paulo, realiza no dia 2 de março, a abertura da Coletiva “Baobá no Asfalto”, que reunirá 14 artistas residentes e assistentes do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes. O evento acontece das 12h às 19h.
“Baobá no asfalto” levará parte da produção de Abraão Veloso, Augusto César, Eve Cruvinel, Genor Sales, Jhony Aguiar, lía vallejo, Lucélia Maciel, Nayò, Òkun, Rafael Vaz, Tor Teixeira, Walmir Elias, William Maia e Xica.
O grupo de 14 artistas apresentará camadas das pesquisas que se utilizam de pintura, fotografia, vídeo, gravura, desenho, objeto e costura para discutir sobre ancestralidade e o lugar de seus corpos no mundo, propondo contra-narrativas diante do apagamento de suas linhagens históricas e das feridas provocadas pelas violências estruturais de classe, raça, gênero e sexualidade.
Abraão Veloso, Eve Cruvinel, Jhony Aguiar, lía vallejo, Nayò e Tor Teixeira propõem trabalhos sobre afetos e cortes que forjam outros significados para o corpo e suas representações.
Através de diferentes materialidades, Lucélia Maciel, Òkun, William Maia e Xica reconstroem memórias e vivências familiares indissociáveis da cultura popular e da religiosidade afro-brasileira.
Augusto César, Genor Sales, Rafael Vaz e Walmir Elias trazem à superfície narrativas sobre questões sociais que perpassam a cidade, o corpo e o cotidiano na periferia.
Mais sobre a abertura
A abertura acontecerá numa tarde com diversas de atividades, incluindo oficina de gravura, performances, DJ set e sessão de curtas do Cineclube Maria Grampinho, cuja proposta curatorial destaca os cinemas negros.
O Sertão Negro, sediado em Goiânia, foi concebido por Dalton Paula e sua companheira Ceiça Ferreira, em 2021, e inaugurado no ano seguinte — Dalton é representado pela Sé desde 2014, tendo realizado a primeira exposição da galeria.
Serviço: Abertura da Coletiva Baobá no Asfalto – Sertão Negro | Sé Galeria
Quando: 2 de março
Horário: Das 12h às 19h
Onde: Sé Galeria – Alameda Lorena, nº 1.257 – Casa 2 – Jardins – São Paulo