Na última sexta-feira (5/4) foi inaugurada em Aparecida de Goiânia, no Jardim Nova Era, a Clinica TEIA, a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo.
A Clínica é fruto de convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que vai gerenciar a unidade. No local serão atendidas crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Aparecida está realizando mais um sonho na Saúde Pública. Nesta clínica serão atendidas crianças autistas, e, ao mesmo tempo, as famílias e cuidadores delas serão orientados e apoiados. Tudo gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS), num espaço bonito, acolhedor e moderno de mais de dois mil metros quadrados totalmente preparados”, comemorou o prefeito Vilmar Mariano.
Mais sobre a Clínica TEIA, em Aparecida
De acordo com secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhãe na TEIA as crianças terão acompanhamento intensivo e já comprovadamente eficaz. A previsão é a de começar tratando 120 pacientes com todos os graus de autismo, podendo chegar a 500. Alessandro afirmou que o objetivo é dobrar o número de pacientes em breve, chegando a 240.
“O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças”, enfatizou o secretário.
Alessandro orientou como a população pode conseguir tratamento na TEIA: “Será como acontece com todo atendimento especializado pelo SUS. A criança deve ser levada para uma unidade básica, lá a equipe fará a avaliação, e, se tiver o perfil necessário, seguindo o devido protocolo, será encaminhada para a Central de Regulação”
Após, será realizado o agendamento para a Clínica TEIA. “Aqui o atendimento terá uma abordagem ampla com tudo que essa criança vai precisar reunido em um só lugar”, disse.
Na Clínica Teia, os profissionais vão atuar seguindo um protocolo próprio desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.