Desde o fim mês de novembro acontece na capital a Ciranda Literária Pública de Goiânia, que vai até o dia 10 de dezembro. Assim, é composta por conjunto de ações distribuídas que visam ocupar o espaço público da cidade (mais especificamente a Rua do Lazer, no Centro) com literatura, teatro, exposição artística e divulgação científica. Dessa forma, o evento foi idealizado por professores da rede municipal de Goiânia e da Universidade Federal de Goiás.
Além disso, conta com diversos parceiros, entre eles a própria Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria de Educação Municipal de Goiânia.
A primeira das quatro ações, entendida como aquecimento, ocorreu no dia 30 de novembro, na Pomar Livraria, no Setor Sul. Assim, neste dia ocorreu o lançamento do livro de literatura infantil intitulado “Os cantos da cidade” de autoria de Tadeu Arrais e Priscila Barbosa.
Próximas ações da Ciranda Literária Pública de Goiânia
A segunda ação acontece na Rua do Lazer, Centro de Goiânia no sábado (7/11), às 16h. Dessa forma, neste dia, o público será recebido por grupos de contação de histórias para crianças. Além disso terá palhaços, músicas, gincana de Caça ao Tesouro e Cantinhos de Leitura (mediado pela professora Giltane Marinho, da escola Municipal Eli Brasiliense e pelo conhecido Grupo Gwaya).
Haverá ainda uma exposição de arte, organizada pelos professores Caio Sena e Simone Sousa, e baseada em trocas de cartões postais entre estudantes da Escola Municipal Bárbara de Souza Morais e alunos de Camarões, na África e da Suíça.
O professor de Geografia Caio Sena conta que o projeto surgiu, inicialmente, na escola. Assim, os alunos fizeram um trabalho de campo visitando museus do Centro de Goiânia. Dessa forma, o professor conta que foi feito um trabalho junto à professora de artes, e, assim, foram criados os cartões postais. Além disso, estes cartões enviados pelos alunos foram transformados em quadros que serão exibidos ao público.
Caio ressalta ainda a importância de se pensar ações que envolvam crianças e jovens na ocupação da cidade. “O projeto quer aproximar literatura, arte, contação de histórias e a música de pessoas no Centro da cidade. Assim como feito na proposta de ocupação da Rua do Lazer”, afirmou.
A terceira ação acontecerá no domingo (8/11), às 10h, no Teatro Carlos Moreira, na Rua do Lazer. Assim, neste dia, todos estão convidados a assistirem ao espetáculo “Pluft o fantasminha”, peça teatral infantil escrita pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado. Contudo, essa será a única atividade com ingresso, mas valor simbólico de R$5. Dessa forma, conta a história do rapto de uma menina (Maribel) pelo malvado pirata Perna-de-Pau.
Defesa de tese na Rua do Lazer
A última ação da 1ª Ciranda Literária Pública De Goiânia será a defesa de uma tese de doutorado na Rua do Lazer. O trabalho foi escrito pela arquiteta e futura Doutora Maria Ester, e trata sobre espaços públicos de Goiânia. A defesa ocorre no dia 10 de dezembro, terça-feira, às 14h.
Serviço
1ª Ciranda Literária Pública De Goiânia
Local: Rua do Lazer
Datas: 7/12, 8/12 e 10/12, em horários variados, dependendo da atividade
Entrada: Apenas uma das atividades é paga (Teatro Carlos Moraes)