Nesta quarta-feira, (13/9), o Cineclube Vá e Veja será lançado em Goiânia, na Sala de Mídias da Vila Cultural Cora Coralina, no Centro. Para a inauguração será exibido o clássico brasileiro “Eles Não Usam Black Tie”, dirigido por Leon Hirszman.
O objetivo do projeto, elaborado pelo Müquifü Cultural em parceria com o espaço de cultura, é levar o cinema de forma acessível e gratuita para a população goianiense. As sessões serão quinzenais.
O filme narra a história de um líder sindical que se vê dividido entre sua responsabilidade com a família e seu compromisso com a luta política durante uma greve nas fábricas de automóveis, ocorrida no final dos anos 1970, em pleno regime militar.
Elogiado pela crítica, o filme conquistou reconhecimento internacional, recebendo três prêmios no Festival de Cinema de Veneza e sendo indicado ao Leão de Ouro.
Um Espaço para a Diversidade Cinematográfica
O Cineclube Vá e Veja irá apresentar, segundo os idealizadores, uma proposta única de eventos quinzenais, sempre nas instalações da Vila Cultural Cora Coralina, “enriquecendo o cenário cultural e artístico da cidade”.
A curadoria é realizada por produtores culturais da região. E, além da colaboração entre Müquifü Cultural e Vila Cultural Cora Coralina, conta com o apoio da Barroca Filmes, oferecendo sessões gratuitas abertas a toda a população.
De acordo com os produtores, os filmes exibidos abrangem uma ampla variedade de estilos e épocas, priorizando obras que geralmente não fazem parte do circuito de exibição convencional. “Valorizamos a diversidade cultural, artística e social, com foco especial em produções nacionais”.
Promovendo o Debate e a Educação
Além das exibições quinzenais, o Cine Clube Vá e Veja promoverá discussões educativas após cada sessão, incentivando a reflexão e o diálogo entre os proponentes e o público.
“Nosso objetivo máximo é tornar a experiência de “assistir filmes” uma fonte de lazer acessível e comunitária para um público diversificado em termos de gênero, raça, idade e classe social”, afirmam.
O Cine Clube Vá e Veja também almeja estabelecer esse espaço como um ponto de referência para a cultura audiovisual em Goiás.
“Esperamos inspirar um público diverso e heterogêneo a frequentar a Vila, transformando-a em um epicentro da cultura cinematográfica na região”, salienta a nota dos produtores culturais organizadores do projeto.
Serviço: Cineclube Vá e Veja | Goiânia
Sessão de inauguração: Quarta-feira (13/9), às 19h – “Eles Não Usam Black Tie”
Onde: Sala de Mídias – Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23 – Centro
Programação: Sessões Quinzenais, sempre às quartas-feiras
Entrada: Gratuita