O Cine Cultura, no Centro de Goiânia, um dos espaços de referência em cinema alternativo na capital, passará por uma revitalização. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10/05) pelo governador Ronaldo Caiado e pela titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), Yara Nunes, durante evento no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.
De acordo com o Governo de Goiás, as obras do Cine Cultura começarão no mês de agosto, com término previsto para novembro de 2024. O investimento será de R$ 1,9 milhão, via lei federal Paulo Gustavo.
Além de modernizar o ambiente, garantir a preservação do estilo art déco no espaço interno e promover acessibilidade à estrutura física da edificação, o projeto prevê também uma série de intervenções para revitalizar e proporcionar a integridade da unidade e mais conforto ao público.
A secretária de Cultura, Yara Nunes, reforça que a restauração do Cine Cultura garantirá a preservação da estrutura original.
“Nossas equipes realizaram os projetos com total respeito à rica história e legado da sala de cinema, visando incorporar tecnologia de ponta para garantir a melhor experiência cinematográfica para nossos cinéfilos”, destaca Yara.
O coordenador e curador do Cine Cultura, Fabrício Cordeiro, frisa que a reforma será realizada num momento importante da unidade, que completa 35 anos este ano.
“Além da troca de todas as poltronas, a restauração deixará a sala ainda mais acolhedora e charmosa, priorizando essa sensação intimista que o Cine Cultura transmite”, explica.
Revitalização do Cine Cultura
As obras do Cine Cultura incluem a restauração das alvenarias, pisos, lajes e esquadrias, reparos na estrutura; troca de carpete, forro, poltronas e sistema de iluminação; e revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias.
Além disso, a instalação de paineis acústicos, sonorização e sistema de som 7.1 digital surround, instalação de projetor DCP (Digital Cinema Package) com tecnologia 4K, tela Flat (widescreen), e a implantação de um novo sistema de ar condicionado.
O hall do cinema também será revitalizado e ganhará um palco para a realização de seminários, com adaptação do espaço para promover a acessibilidade a todos os públicos. Passarão por adaptação ainda as áreas dos banheiros e as esquadrias, e será instalada rampa adequada na saída de emergência.
História
Desde sua inauguração, em 1989, o Cine Cultura se consolidou como um espaço de difusão e democratização do acesso ao cinema, transcendendo a mera exibição de filmes e se tornando um fomentador de debates, reflexões e formação de público.
A sala se destaca por sua programação alternativa e diversa, que prioriza filmes de qualidade, tanto nacionais quanto internacionais.