Em atividade presencial, a Cia Circense Catavento apresenta ao público o resultado de onze meses de trabalho com a 2ª Mostra do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC). O projeto de formação circense foi realizado com seis artistas. Assim, eles apresentarão números individuais no dia 1º de dezembro, no Teatro Goiânia, às 20h. No dia 3 de dezembro, na sede da Catavento, no Setor Bela Vista, em Goiânia, eles se juntam para uma apresentação coletiva, às 20h30. As apresentações são gratuitas.
A programação do NUFAAC terá ainda um seminário de formação que será oferecido também no dia 3 de dezembro, às 9h. Essa atividade acontece na sede da Catavento e é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem enviar e-mail para [email protected].
Nova edição, novos desafios
Caroll Marafigo, Marcio Sá, Thaís Fernandes, Izabella Tavares, Douglas Cartagena e Isabella Medeiros foram os artistas contemplados por essa edição do NUFAAC. Dessa maneira, apresentarão números individuais desenvolvidos a partir de criações próprias, como resultado do que aprenderam nesse período.
“A criação da nossa mostra coletiva foi uma experiência rica para mim. Foi algo que surgiu a partir do levantamento de várias experiências que fizemos ao longo do ano, catalogando o que a gente mais gostou. Foi bem interessante pra mim participar desse processo, ampliou o meu pensamento sobre construção de espetáculo, sobretudo porque foi uma mostra criada num espaço de tempo muito curto e que resultou num enredo bem completo”, afirma Isabella Medeiros, uma das alunas que participou da formação.
O encerramento de mais uma edição do NUFFAC é motivo de muita alegria para a companhia, diante do desafio de seguir um projeto em contexto pandêmico. Dessa forma, Felipe Nicknig comemora, além do sucesso da edição, que ao longo de 11 meses de trabalho nenhum aluno ou professor tenha sido contaminado pelo coronavírus. “Essa foi a terceira edição do projeto e uma edição muito importante pelo contexto pandêmico, que nos colocou diversos desafios. Assim começamos o curso com várias medidas de isolamento e tendo que tomar uma série de medidas sanitárias, num curso em que as pessoas têm muito contato. Conseguimos responder à altura nesse aspecto”, compartilha.
Onze meses de NUFAAC
O curso da Cia Catavento teve um total de 1,2 mil horas de formação. Dessa maneira, foram oferecidas 19 disciplinas em três grandes áreas: artes do circo, artes da cena e teóricas. Para isso, o curso contou com uma equipe composta por 20 professores e professoras especializadas. Os alunos também tiveram estágios com os professores Diego Esteves e Helder Vilela.
A formação ainda ofereceu cursos voltados para a especialidade circense, como de acrobacias de solo e de parada de mãos. Além disso, foram oferecidas disciplinas sobre a história do circo, do corpo, elaboração de projetos culturais e de gestão. Dessa forma, a criação também esteve no centro do curso, com disciplinas sobre pesquisa, dramaturgia, jogos do ator e introdução musical, por exemplo.
Ademais, o projeto ofereceu, para o público mais amplo, quatro workshops para os alunos e três oficinas para instituições parceiras: Escola Municipal Professor Moacir Monclar Brandão, Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (CEBRAV) e a Associação dos Surdos de Goiânia (Centro Especial Elysio Campos).
Serviço: Cia Catavento apresenta a 2ª Mostra NUFAAC
Apresentações individuais
Caroll Marafigo, Marcio Sá, Thaís Fernandes, Izabella Tavares, Douglas Cartagena, Isabella Medeiros
Data: 1º de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia | Rua 23, nº252 – Setor Central
Entrada gratuita
Seminário de Formação
Data: 3 de dezembro
Horário: 8h30
Local: Sede da Catavento | Rua S4, nº916 – Setor Bela Vista
Entrada gratuita
Espetáculo de encerramento do NUFAAC
Data: 3 de dezembro
Horário: 20h30
Local: Sede da Catavento | Rua S4, nº916 – Setor Bela Vista
Entrada gratuita