O projeto Grande Hotel Vive o Choro, mais conhecido pelos goianienses como Chorinho, volta a acontecer no 5 de julho. O local é o mesmo: em frente ao Grande Hotel, na Rua 3, no Centro de Goiânia. Assim, as atrações musicais deste retorno serão Bruno Rejan Trio tocando Jacob do Bandolim e Dona da Roda.
O Chorinho é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). E a volta nesta temporada conta com algumas mudanças. “O projeto permanece às sextas-feiras, mas agora será realizado quinzenalmente. Serão duas atrações por dia voltadas aos grupos de Choro, MPB e samba. O primeiro show começa às 19h30 e termina às 20h30. A segunda apresentação tem início às 20h45 com encerramento às 22h”, explica a diretora de eventos da Secult, Marci Dornelas.
A programação já está fechada com 11 edições previstas até 22 de novembro de 2019. Assim, o grupo de Choro é fixo e abre o evento todas às sextas. Além disso, atrações de MPB e samba se revezam e encerram a noite.
Segundo o produtor cultural Carlos Brandão, o Chorinho volta a acontecer por ser o único evento aberto e que aglutina uma quantidade grande de pessoas. Além disso, confirmou também que a parte de estrutura (som, luz, cadeiras e banheiro químico) será mantida.
A segurança também é uma preocupação. Após duas pessoas morrerem durante a realização do evento, em fevereiro e outubro de 2018, o Chorinho passou a não acontecer mais.
Segundo Carlos Brandão, a Secretaria de Cultura, juntamente com a Prefeitura de Goiânia, está se reunindo com a equipe de segurança do executivo goianiense para definir a estrutura necessária de segurança para a realização do Chorinho.
Data simbólica
A data 5 de julho foi escolhida tem um motivo simbólico. Ela marca o o Batismo Cultural de Goiânia, realizado em 1942. Além disso, a capital é a única cidade do Brasil que tem esta denominação como a data de sua inauguração oficial.
Neste dia, Goiânia foi palco de várias realizações culturais. Assim, foram atraídas personalidades públicas de todo o país. Além disso, neste dia também aconteceu a inauguração do Cine Teatro Goiânia, hoje o Teatro Goiânia. Posteriormente, este foi o local onde Pedro Ludovico entregou a chave simbólica da cidade ao primeiro prefeito, Venerando de Freitas Borges.