O Centro Cultural Octo Marques, no Centro de Goiânia, vai ampliar o seu horário de funcionamento a partir deste sábado (1º/7). A unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que já funciona de segunda a sábado, agora também abrirá aos domingos e feriados, das 9h às 15h, com entrada gratuita.
Criado no final da década de 1980, o Centro Cultural Octo Marques homenageia nominalmente o artista plástico goiano e fica localizado no Edifício Parthenon Center, no Centro da Capital.
O espaço é pet friendly e abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni e Sebastião dos Reis, além da Escola de Artes e Visuais (EAV). As galerias recebem regularmente exposições individuais e coletivas de artistas diversos com o propósito de divulgar e valorizar a arte e o talento regional.
“Essa foi uma determinação do governador Ronaldo Caiado de ampliar e democratizar o acesso das nossas unidades a todo o povo goiano, principalmente para aqueles trabalhadores que não tinham condições de vir visitar as exposições no meio da semana”, explica a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Exposições
Nesta quinta-feira (29/7), às 19h, será aberta a mostra coletiva “Abrir Horizontes” com curadoria tríplice assinada pelo artista Dalton Paula, pelo artista e curador independente Divino Sobral, e pelo professor de História da Arte e curador Paulo Duarte-Feitoza.
O objetivo da exposição é pensar no atual momento da arte em Goiás, marcado pelo crescimento da produção artística (em quantidade, qualidade e diversidade) e pela intensificação das atividades artísticas.
O trabalho traz uma visão panorâmica da produção feita na 3ª década do século XXI, reunindo 26 artistas jovens, de diferentes gêneros, formações, raças e tendências artísticas.
São eles: Abraão Veloso, Ambar Pictórica, Ana Flávia Maru, André Cardoso, Badu, Benedito Ferreira, Carlos Camilo, Carlos Monaretta, Diego Oliveira, Emiliano Freitas, Estevão Parreiras, Gabriela Chaves, Hal Wildson, Laís Rocha e Lina Cruvinel.
Além disso, Manuela Costa Silva, Matheus de Souza, Matheus Pires, Mirna Anaquiri, Rafael Almeida, Raquel Rocha, Talles Lopes, Tor Teixeira, Walter Pimentel, William Maia e Xica.
A exposição ficará disponível até o dia 5 de agosto, nas galerias Frei Nazareno Confaloni e Sebastião dos Reis, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
Serviço: Centro Cultural Octo Marques
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h | Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h
Onde: Rua 4, nº 515 – Centro (Dentro do Parthenon Center)
Entrada: Gratuita