O Centro Cultural Octo Marques, no Centro de Goiânia, inaugura, às 19h desta quinta-feira (20/6), a exposição coletiva Enraizamentos, cujas obras são assinadas por professores da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG), integrantes do Grupo Âmbar. A mostra segue em cartaz até 10 de agosto, na Sala Frei Nazareno Confaloni.
A coletiva na unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) apresenta pinturas, desenhos, fotografias, gravuras, vídeo, cerâmica e instalação dos seguintes artistas: Adriana Mendonça, Eliane Chaud, Flávia Leme, Glayson Arcanjo, Odinaldo Costa e Rubens Pileggi.
Com curadoria de Paulo Duarte-Feitoza, Enraizamentos, segundo projeto do grupo Âmbar, é composta por trabalhos produzidos entre 2023 e 2024, cujo foco são as relações de pertencimento estabelecidas com o Cerrado.
“Foi um processo de imersão que originou em um conjunto forte e coeso de obras, e que é resultado das pesquisas realizadas pelos artistas no último ano e meio”, pontua.
O título da exposição faz referência ao livro mais recente da filósofa Simone Weil, no qual a autora aponta que o pertencimento é a necessidade mais importante, e ao mesmo tempo mais ignorada, da alma humana.
“As obras apresentadas resultam das experiências pessoais dos professores-artistas-pesquisadores e as relações que estabelecem nesse espaço-território cerradense de Goiás. Como se trata de um grupo formado principalmente por que podem ser considerados “estrangeiros”, os trabalhos ganham dimensões de acordo com a forma como cada um é afetado pessoalmente por esse lugar”, observa o curador.
O Centro Cultural Octo Marques funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e o espaço pode receber animais de estimação, desde que com coleiras.
Serviço: Exposição Enraizamentos | Centro Cultural Octo Marques
Abertura: 20/6 (quinta-feira) – às 19h
Onde: Centro Cultural Octo Marques – Rua 4, nº 515 – Ed. Parthenon Center – Centro (com entrada pela Rua 7)
Período de visitação: 21/6 a 10/8/2024 – segunda a domingo, das 9h às 17h.