“Diários de Refugio” é a nova exposição fotográfica que será aberta nesta quinta-feira (14/09), às 19h, no Centro Cultural Octo Marques. no Centro de Goiânia. A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até 5 de outubro de 2023, com horários de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15h.
Com curadoria assinada por Irene Barrios (Fotógrafa) e Suzete Bessa (Arquiteta e Urbanista e Professora da Universidade Federal de Goiás), a exposição será montada no Hall do Centro Cultural, e reúne um conjunto de 10 obras, produzidas a partir da história de 10 migrantes e refugiados residentes em Goiânia.
Segundo as curadoras, a mostra tem por objetivo apresentar a história de deslocamento de migrantes e refugiados com base em suas próprias percepções, e a partir do cotidiano.
Essa apresentação se dá por meio de uma contranarrativa fotográfica feita pela artista venezuelana refugiada em Goiânia, Irene Barrios, junto ao grupo de pesquisa Arquitetura Resiliente.
A exposição apresenta a cidadania que se efetiva no cotidiano, observando pelo ponto de vista desses atores, a estadia e as angústias da espera no tempo e espaço, e o tempo da burocracia que não se associa ao tempo da vida.
Todos os envolvidos compartilham o ‘lugar de pausa’ em sua condição humanitária que reconhece o significado do lugar de provisoriedade imposto pelo deslocamento, na espera pela participação nas dinâmicas da cidade.
Ainda, segundo as curadoras, a exposição pretende compartilhar das diversas experiências de migrantes e refugiados, desde a sua entrada em território brasileiro até a chegada na capital goiana, a fim de mostrar um cotidiano singular, que questiona uma visão generalista.
A equipe participante do projeto é formada por: Abdiel Blanes, Elizabeth del Carmen Diaz Mogollanos, Yliana Rosi Fuentes, Rainer Fuentes, Albelis Cabrera Mata, Rosalba Vallenilla, Irene Barrios, Suzete Bessa, Stefani Vallenilla, Pedro Guillermo Diaz Dama, Ronald Rafael Villarroel Clement.
Serviço: Exposição fotográfica “Diários de Refúgio” | Centro Cultural Octo Marques
Abertura: Quinta-feira (14/9), às 19h
Visitação: De 15/9 a 5/10
Horários: De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h | Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h
Onde: Centro Cultural Octo Marques – Rua 4, nº 515 (Ed. Parthenon Center) – Centro – Entrada pela Rua 7.
Entrada: Gratuita