A cidade histórica de Pirenópolis terá um novo Cavalhódromo nos próximos anos. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado durante a celebração do aniversário de 296 anos do município, no último fim de semana.
“Vamos derrubar tudo e agora sim fazer uma obra que seja compatível com Pirenópolis, que é uma referência das cavalhadas não só em Goiás, mas em todo o Brasil. O Governo de Goiás vai investir, inicialmente, R$ 30 milhões para execução de um novo projeto.
Projeto do Cavalhódromo
O projeto do novo Cavalhódromo prevê a construção de três entradas, uma para os cristãos, outra para os mouros e outra para os mascarados. A proposta é de que ele não seja utilizado somente durante as cavalhadas, mas sim como um equipamento público completo, onde as pessoas poderão visitar durante todo o ano e a obra será finalizada.
“Hoje a gente trouxe vários pacotes de entrega para cá. Estou muito feliz por estar aqui em todas as entregas”, disse o secretário da Retomada, César Moura. “Cultura não é gasto, é investimento”, resumiu a titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Yara Nunes.
Igreja Matriz do Rosário
Durante agenda pelo município, o governador Ronaldo Caiado inaugurou ainda dois novos sinos para a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. O Governo de Goiás, por meio da Secult, adquiriu os objetos, similares aos dois destruídos em 2002, quando a igreja sofreu um incêndio.
De acordo com a Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás), para trazer de volta as tradicionais badaladas dos sinos à cidade, foi realizado um trabalho de pesquisa e resgate histórico para que os novos sinos se aproximassem dos originais.
Os objetos pesam 295 quilos e 72 quilos, respectivamente, e foram banhados com bronze dos sinos originais. O investimento do Tesouro Estadual foi de R$ 89 mil.
Há 21 anos, na madrugada de 5 de setembro de 2002, a Matriz foi quase destruída por um incêndio e os sinos acabaram derretidos pelo fogo intenso que tomou conta do local.
Quatro anos depois, a igreja foi restaurada e ganhou dois sinos, que vieram de Minas Gerais, mas pouco tempo depois eles racharam. A restauração dos sinos foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado em junho de 2022, durante as celebrações da Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis.32