Uma das festas mais tradicionais de Goiás e do país, as Cavalhadas de Pirenópolis irão acontecer em 2022. Assim, a festa popular será realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho em um novo local: o Módulo Esportivo. Portanto, o evento volta a acontecer depois de dois anos de ausência devido à pandemia da Covid-19.
O Cavalhódromo do município, que abrigava o evento, está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde o ano passado. Laudo técnico da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) também apontou que o local tem problemas estruturais e não poderá abrigar a festa.
Dessa forma, uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) deverá iniciar os trabalhos para a reforma e reestruturação do espaço onde acontecerá as Cavalhadas de Pirenópolis. “Como não teremos tempo hábil, este ano será no Módulo Esportivo e, no ano que vem, no Cavalhódromo”, garantiu o secretário da pasta, César Moura.
História das Cavalhadas
As Cavalhadas, de Pirenópolis e em outros municípios, são celebrações que fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo. Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, elas ocorrem há mais de 200 anos em Goiás. Dessa maneira, são uma demonstração de religiosidade e cultura. Além disso, a festa fomenta o turismo e a economia local.
O cenário consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV).
São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, há a presença dos mascarados, personagens que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.