A Catarata dos Couros, um dos locais mais bonitos da Chapada dos Veadeiros, será transformada em um Parque Estadual. O anúncio foi feito pelo governo de Goiás no último sábado (27/6). Assim, o local será a primeira unidade de conservação ambiental do Brasil com modelo compartilhado de gestão no município de Alto Paraíso. Dessa maneira, a área de mais de 5 mil hectares, que fica conjugada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, será administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com a prefeitura local.
Segundo a titular da Semad, Andréa Vulcanis, a criação do parque integra uma iniciativa ampla do governo estadual de proteção do local. “Se por um lado a Semad fiscaliza, por outro protege a natureza e, como terceiro elemento que está chegando logo em seguida, já prepara as licenças simplificadas, com procedimento mais ágil e eficaz”, aponta.
Nas últimas semanas foram flagrados dezenas áreas de desmatamentos ilegais e mineração sem licenciamento na região. Segundo governo de Goiás, as multas passam dos R$ 3 milhões. Além disso, será preparada uma investida judicial contra os criminosos para a recomposição das áreas destruídas.
Propósitos
Na última sexta-feira (26/6), a secretária Andréa Vulcanis, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva enviaram um comunicado em conjunto ao superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Dessa forma, apresentaram os propósitos da iniciativa de criação do Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros.
No documento constam ações como assegurar a conservação de uma amostra significativa do Bioma Cerrado, garantindo a efetiva conservação dos ecossistemas ali encontrados. Além disso, a proteção da beleza cênica da catarata do Rio dos Couros; a realização de atividades de ecoturismo, pesquisa científica, sensibilização. Além disso, conscientização e educação ambiental, bem como a integração com as comunidades do entorno e a participação da sociedade por meio de suas representações.
Na gestão compartilhada, Governo de Goiás e prefeitura de Alto Paraíso terão iguais atribuições na unidade de conservação da Catarata dos Couros, o que será previsto no ato de criação da unidade. Assim, nos próximos dias, será criado grupo de trabalho a fim de aperfeiçoar os estudos e documentos. O objetivo é estabelecer os termos do acordo interinstitucional que irá regular as ações entre as partes.
Próximos passos do Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros
De acordo com o governo estadual, nas próximas semanas será realizada uma consulta pública referente a criação do Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros, na Chapada dos Veadeiros. Além disso, a elaboração do Plano Estratégico com a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, bem como a formação do Conselho Gestor Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração. O conselho será constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e da população local, incluindo o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) que irá beneficiar cerca de 50 famílias do assentamento Esusa.
Ainda haverá a elaboração do Plano de Manejo utilizando a metodologia do ICMBio. Ademais, a elaboração de uma estratégia para a integração do entorno. A ideia é atuar nas cadeias produtivas, incluindo o turismo de base comunitária. O assentamento Esusa deverá ter atenção especial, de acordo com a Semad.
Segundo Andréa Vulcanis, a intenção do Governo de Goiás era acelerar o processo ao máximo em 2020. Porém, a pandemia do coronavírus obrigou uma interrupção. “Estamos estudando formas alternativas e legais de realizarmos as audiências públicas, usando como exemplo iniciativas recentes bem-sucedidas, inclusive com maior participação social por meio de webinares”, afirma.