A exposição Corre Curumim!, do fotógrafo Wagner Araújo, chegou ao Parque Bosque dos Buritis, localizado no Setor Oeste, em Goiânia. Assim, o ensaio ficará exposto durante os meses de abril e maio no local.
De acordo com o professor Guilherme Ghisoni, que fez leitura e apresentação da exposição, Wagner Araújo é uma das referências da fotografia no Centro-Oeste. Sua produção se estende por quase 40 anos e, desde 2013, um dos seus temas recorrentes são os índios.
Wagner Araújo explica que as imagens da exposição Corre Curumim! fazem parte de uma pesquisa realizada no intervalo de cinco anos. Dessa maneira, aconteceram durante a convivência com etnias indígenas brasileiras, nos encontros e vivências culturais que acontecem anualmente na Aldeia Multiétnica, na cidade de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.
“Nas fotos com vários recortes, etnias indígenas distintas dialogam entre si, dentro da rica diversidade cultural nativa brasileira, entre as riquezas naturais, culturais e humanas, tendo sempre em comum a contemplação, a admiração, o reconhecimento e valorização de nosso patrimônio material e imaterial”, ressalta o artista.
A preocupação, de acordo com ele, é com a salvaguarda das culturas dos povos originários do Brasil e suas culturas constantemente ameaçadas. “O campo de investigação é a natureza humana e, aqui, os parentes indígenas são o fio condutor. Responsáveis pela formação de nossa raça brasileira, estão presentes em nosso DNA e literalmente na raiz de nossa identidade enquanto nação latino-americana.”, afirma o fotógrafo.
Wagner explica ainda que o indígenas devem ter todo o respeito, admiração e cuidado na preservação de sua memória ancestral, integridade física e cultural. “Assim, os curumins, em toda a sua graça e pureza, são o símbolo desta fragilidade ameaçada, que nesta exposição vêm a público sensibilizar a nossa atenção”,. conclui
O projeto Expourbi
A primeira edição do Projeto Expourbi, que acontece no Bosque dos Buritis, tem o objetivo de produzir exposições fotográficas itinerantes na cidade de Goiânia. Nele, imagens impressas com qualidade de alta definição serão montadas em suporte de metal, em grandes formatos nos parques da cidade.
O objetivo é propor uma reflexão a partir de uma linguagem contemporânea, a fotografia, fora dos espaços tradicionais como museus e galerias, tornando-a fisicamente acessível, ressignificando a paisagem da cidade.
O projeto faz parte da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Município de Goiânia, e conta com autorização da Agência Municipal de Meio Ambiente.
A proposta é ocupar artisticamente espaços públicos de alta circulação, e proporcionar aos milhares de transeuntes diários a contemplação de imagens belas e significativas do imaginário popular.
Serviço: Exposição fotográfica “Corre Curumim!” | Bosque dos Buritis
Quando: Até maio de 2023
Onde: Parque Bosque dos Buritis – Setor Oeste
Entrada: Gratuita