Em 2018, o #teamaproveite se surpreendeu ao pular carnaval pelas ruas de Goiânia em um bloquinho que faz jus a mobilização popular que se vê em outros locais do País. Afinal, para ser folião no Bloco do Mancha a gente só gastou energia! O evento gratuito reuniu pelo menos 2 mil pessoas na 1ª edição e quer ampliar o alcance em 2019. E como a emoção de ver gente carnavalizando na capital de um jeito tão espontâneo foi grande, desta vez, a gente quis participar mais de perto.
É por isso que, desta vez, o Aproveite a cidade é um dos parceiros do Bloco do Mancha! Estaremos por lá aproveitando a folia junto com todo mundo que reservar o domingão de carnaval (3/3) para compartilhar alegria. A concentração começa ao meio-dia, na Ambiente Skate Shop do Setor Bueno. Vai ter churrasco na rua e a caminhonete vai ditar o ritmo do esquenta. O Mancha (cachorro da raça border collie), mascote que dá nome ao bloco, é um anfitrião ilustre e vai recepcionar a todos do seu jeitinho.
Trajeto e after party do Bloco do Mancha
A saída pelas ruas da cidade ocorre às 16h30. A partir daí, começa um trajeto de aproximadamente 5,5 km. Serão quatro bairros percorridos: Bueno, Marista, Setor Sul e Centro. Também haverá duas paradas previstas de 15 minutos cada, onde os foliões terão banheiros químicos disponíveis. Portanto, nada de xixi na rua! A primeira é na Dox Store, no Setor Bueno. A segunda, no Bar Glória, no Setor Sul. O final do percurso será na Praça Cívica.
O Bloco do Mancha vai ter aquele mesmo esquema que você viu ano passado. A caminhonete vai guiando os foliões, só que o som vai ser bem mais potente. Axé anos 90, brasilidades, funk e músicas para dançar. Na discotecagem, Cecilioui, Velvet Caju (Thiago Cardoso) e Barats. Depois da dispersão, vale conferir a after party no Diablo Pub. A festa começa às 22h e custa R$20. Mas, quem fizer um Stories no Instagram marcando @ambienteskateshop e @diablopub, ganha R$10 de desconto.
Carnaval também é para pensar a sociedade
O Bloco do Mancha está cheio de ideias bacanas que cabem discutir no carnaval. A primeira delas, é o assédio. O respeito é uma das bandeiras do rolê e haverá presença do movimento nacional “Não é não”. Tolerância e combate ao racismo, preconceito e homofobia também são pautas da folia.
E, tem mais, a ideia é realizar um evento com o menor impacto possível na cidade em termos de lixo. Assim, lixeiras grandes serão instaladas ao longo do caminho dos foliões e ainda haverá a Brigada do Lixo, um grupo de voluntários que garantirão lixo zero depois que o bloco passar. Ou seja, faça sua parte! A ação é realizada em parceria com cooperativas de coleta de materiais recicláveis.
A organização conta com a colaboração de todos para uma festa divertida, mas muito consciente. Ou seja, se a ideia de carnaval gratuito em Goiânia te agrada, um passo importante é cuidar da cidade e estimular o exercício da cidadania. Desta forma, fica bem mais fácil que iniciativas legais aconteçam por aqui sempre. Agora, é só escolher a fantasia, chamar a galera e a gente se encontra lá! Ah… vai ter cobertura no nosso Instagram (@aproveiteacidade).