A Biblioteca Estadual Pio Vargas e a Gibiteca Jorge Braga, no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, estão com agendamento aberto para utilização dos espaços oferecidos pelas unidades. Assim, a reserva deve ser feita por meio de um formulário eletrônico disponível neste link. O pedido será analisado e o requerente receberá um e-mail de confirmação. Em seguida, é necessário assinar um termo de uso com detalhamento das regras de utilização dos locais. Ambas são administradas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Na Biblioteca Pio Vargas podem ser realizadas palestras, oficinas de leitura e cursos. Além disso, na Gibiteca Jorge Braga é possível realizar atividades como oficinas de dobraduras, produção de cards e construção de personagens. Ademais, coloração, maquiagem artística, recorte e colagem, narrativas para jogos e de produção de HQ’s.
No piso superior da biblioteca, os espaços disponíveis são o miniauditório com capacidade para 70 pessoas, laboratório com oito computadores e mesas para oficinas de leitura com capacidade para 30 pessoas. Já no piso térreo está disponível espaço para grupos de leitura (acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física) com capacidade máxima de 15 pessoas. Na Gibiteca Jorge Braga, os visitantes têm à disposição espaço com capacidade para até 20 pessoas, restrito a crianças de até seis anos de idade.
Segundo a Secult Goiás, na Biblioteca Pio Vargas o usuário tem acesso a todo o acervo disponível, mas o empréstimo está restrito às áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música. Dessa maneira, para locar livros, o interessado deve levar à seção de empréstimo comprovante de endereço e identidade para fazer o cadastro. Cada usuário tem direito de retirar até três livros de uma única vez, com sete dias para fazer a devolução, sob pena de pagar multa.
Biblioteca CCON
As bibliotecas adulto e infanto-juvenil do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) também já estão reabertas ao público. Desse modo, os espaços contam com um acervo de mais de 22 mil livros voltados para arte contemporânea, música, literatura clássica e de autores goianos.
O CCON disponibiliza, também, sala de estudos, computadores com acesso à internet e projeção de filmes infantis. Assim, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com bibliotecária e profissionais treinados para atender ao público. Não é necessário agendamento. Os interessados devem se dirigir ao 1⁰ andar do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.