Três estudantes de balé da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França foram convidados para abrir o International Talent Award, no Teatro della Regina, em Cattolica, na Itália.
André Marra, Antônia Manrique e Yasmin Sabag apresentaram, cada um, uma variação de repertório na abertura do evento, ocorrida no último fim de semana.
O convite ocorreu após a participação dos alunos no Prix de Lausanne, na Suíça, competição considerada o “Oscar” do balé mundial. No evento, o bailarino João Pedro dos Santos, também aluno da EFG Basileu França, conquistou o primeiro lugar, sendo o único brasileiro na final.
Das cinco vagas do Brasil na competição, quatro foram ocupadas por estudantes da instituição goiana de ensino profissional em artes. O Prix de Lausanne foi realizado entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
Basileu França coloca Goiás nos holofotes
A coordenadora de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, que acompanha os estudantes nos eventos internacionais, destaca a importância dessas participações para colocar Goiás nos holofotes dos grandes eventos nacionais e internacionais.
“Estar como convidado neste importante festival na Itália só reforça a importância do investimento do governo de Goiás na profissionalização de nossos artistas. Isso fez com que portas fossem abertas, não só para festivais como também para convites para galas e aberturas de festivais na Europa. Em agosto, por exemplo, iremos para a Turquia para dançar no International Bodrum Ballet Festival”, afirma.
Para este ano, já há a previsão de ao menos três competições internacionais das quais alunos da EFG Basileu França participarão.
A próxima será o Youth America Grand Prix (YAGP), considerado o maior festival de balé do mundo em ofertas de bolsas de estudo para bailarinos, que acontece em abril, em Nova Iorque (EUA). Em 2023, alunos do Basileu França conquistaram dois prêmios na competição.
Já em julho os estudantes participam do 41º Festival de Dança de Joinville, consolidado como o maior do mundo — no ano passado, a escola voltou com 12 prêmios.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, em Goiânia, é uma instituição da rede de ensino profissionalizante do Estado, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG).