O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, completou, nesta semana, 47 anos de inauguração. E, para celebrar a data, o governo de Goiás homenageou figuras marcantes do automobilismo e motociclismo goiano. Assim, foram inaugurados grafites na área dos boxes, que representam personalidades que fazem parte da história do esporte e do local.
Um dos homenageados foi Edmar Ferreira, campeão latino-americano e tricampeão brasileiro de motovelocidade. Ele, inclusive, participou do evento de inauguração do Autódromo de Goiânia há quase cinco décadas.
“Foi uma alegria muito grande para a gente a construção na época. Vieram vários pilotos de fora para uma festa que parou a cidade. Em Goiânia, eu participava de corridas de rua desde 1960, na Avenida 24 de Outubro, Avenida Araguaia. Quando o autódromo começou a ser construído foi criada uma alta expectativa”, relembrou o ex-piloto.
Outros nomes homenageados no Autódromo de Goiânia foram os pilotos Alencar Júnior, Roberto Boettcher, João Ricardo Reis e Armando César. Além disso, Geraldo Gomes Assunção, que foi funcionário do autódromo por 39 anos.
O jornalista Fernando Campos, especializado em automobilismo, foi representado com uma arte na sala de imprensa, que agora leva o seu nome. Ademais, receberam homenagens póstumas os pilotos Matheus Barbosa, Indy Muñoz, Romeu Calil e Laércio Justino. Além deles, Marcos Veiga Jardim, um dos responsáveis pelo projeto de construção do espaço.
O secretário de Esporte e Lazer (Seel), Henderson Rodrigues, lembrou da importância de reconhecer estas pessoas no Autódromo de Goiânia. “Se o autódromo tem toda essa relevância é por causa das pessoas que construíram esta história. Nada mais justo do que homenagear essas figuras marcantes que fizeram do esporte alegria para o povo goiano”, completou.
História do Autódromo de Goiânia
Inaugurado em 28 de julho de 1974, o Autódromo de Goiânia já foi palco dos principais eventos e competições de automobilismo, motociclismo e ciclismo do País. Além disso, já sediou testes e feiras da indústria destes segmentos.
Desde os anos 70, o circuito goiano alojou competições das principais categorias nacionais e internacionais. Assim, um dos fatos mais importantes foi a realização dos três primeiros Grandes Prêmios Brasil de Motociclismo, realizados entre 1987 e 1989.
O Autódromo de Goiânia também sediou provas da Fórmula 3 Sul-Americana, Stock Car, Copa Truck, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Marcas e Turismo, entre outras categorias.